Autarquia apoia criação musical de artistas lacobrigenses

A Câmara Municipal de Lagos decidiu associar-se ao projeto musical “Almatriz”, apoiando financeiramente a produção do novo trabalho da banda, álbum que tem lançamento previsto para este primeiro semestre de 2021.

Almatriz é um projeto criado pelos músicos lacobrigenses João Silva e Ricardo Batista, que recebe influências da música popular contemporânea portuguesa, das sonoridades da lusofonia, da música erudita e do fado, mas apresenta uma nova perspetiva e conceito sonoro, sendo integralmente interpretado na língua portuguesa. Segundo explicam os criadores, “Almatriz nasceu da mistura de “alma” (princípio vital da nossa vida) e “matriz” (lugar onde algo é gerado e/ou criado), características que, juntamente com a “saudade” e a “melancolia”, marcam a sonoridade portuguesa.”

O estímulo à criação e à produção é uma das vertentes do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, instrumento que tem como beneficiárias as associações culturais do concelho. Sendo a criação e produção artística, designadamente musical, um produto do trabalho realizado igualmente por bandas e projetos independentes, a Câmara Municipal entendeu aplicar o mesmo critério para atribuir este apoio financeiro pontual, no sentido de contribuir para a afirmação deste projeto e incentivar o surgimento de outros. Um apoio que passa igualmente por dar palco à apresentação dos novos talentos, artistas e bandas lacobrigenses, tal como aconteceu em 2020 através da iniciativa online “Lagos em casa com… música” e dos espetáculos realizados no Centro Cultural de Lagos durante o período em que a situação sanitária o permitiu. ​

Autor: Câmara Municipal de Lagos

PUBLICIDADE