Fábrica do Empreendedor arranca em Lagos

Este inovador projeto de apoio ao empreendedorismo resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lagos e a SEA – Agência de Empreendedores Sociais e vem reforçar as estratégias de suporte municipal a empreendedores e empresas locais.

A Fábrica do Empreendedor de Lagos é um projeto cofinanciado pelo CRESCALGARVE2020, Portugal 2020 e FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional em que a SEA – Agência de Empreendedores Sociais[1] é o promotor e a autarquia lacobrigense o investidor social. Entre os objetivos desta infraestrutura estão o apoio gratuito a empreendedores, empresas, instituições e particulares nas áreas do emprego e formação/qualificação, a criação de negócios, a promoção de competências empreendedoras e a dinamização de projetos de intervenção comunitária e animação territorial.

Estando atualmente a funcionar no edifício do Centro Cultural de Lagos (Rua Lançarote de Freitas), empresas, empreendedores e instituições locais podem usufruir de diversos serviços, nomeadamente nos seus processos de recrutamento e seleção, no suporte a candidaturas a medidas de apoio à contratação, nos processos de formação ou na expansão dos seus negócios.

Brevemente, esta parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e a SEA permitirá também instalar no concelho o StartLab, um novo projeto de incubação de negócios locais.

Estas iniciativas municipais vêm juntar-se a outras já implementadas, como o Espaço Empresa a funcionar nas instalações da Câmara Municipal, a adesão à rede de desenvolvimento regional InvestAlgarve, o Algarve Revit + e Algarve Systems and Technology Partnership (Algarve STP), o envolvimento no SusTowns e a promoção do empreendedorismo nas escolas, estes dois últimos projetos desenvolvidos em colaboração com a Universidade do Algarve. Lagos reafirma-se, assim, como município amigo do Empreendedor e como local dinâmico para a inovação, criatividade e desenvolvimento económico e social local e regional.


[1] A SEA é uma organização sem fins lucrativos, com equiparação a IPSS, criada em 2007 por um coletivo de empreendedores sociais, com o objetivo de criar soluções inovadoras e com elevado impacto social numa lógica de Economia Social e Solidária.

A SEA atua nas áreas do Empreendedorismo, Emprego, Formação, Animação Territorial, Consultoria & Investigação e intervém em diversos territórios, nos concelhos de Cascais, Lisboa, Sintra, Oeiras, Elvas, Valença, Alfândega da Fé, Chamusca, Vila Franca de Xira e Lagoa.

Autor: Câmara Municipal de Lagos

PUBLICIDADE