Diversos

COVID-19 – VACINAS NÃO CHEGARAM PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE CONSIDERADOS PRIORITÁRIOS NO SERVIÇO DE URGÊNCIA DO HOSPITAL DO BARLAVENTO, EM PORTIMÃO

A situação ocorreu no dia 30/12/2020, numa altura em que as trezentas vacinas que chegaram àquela unidade de saúde foram insuficientes para os profissionais que estão na linha da frente no combate à pandemia. Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve garante, ao nosso Jornal, que, a seu tempo e de acordo com as prioridades, todos os profissionais serão vacinados. Haverá semanalmente vacinas contra a novo coronavírus.

As vacinas contra a Covid-19 não chegaram para todos os profissionais de saúde do Serviço de Urgência do Hospital do Barlavento, em Portimão, na quarta-feira, dia 30 de Dezembro de 2020, prejudicando sobretudo os que estão na linha da frente no combate ao novo coronavírus. Alguns deles que estavam inscritos e se preparavam para receber a vacina naquela data, tiveram de a adiar e não sabem quando irão recebê-la.

“NO   SERVIÇO   DA   URGÊNCIA   GERAL    APENAS    HOUVE    VACINAS PARA ALGUNS   PROFISSIONAIS    DE    SAÚDE.     MAS    OUTROS    PROFISSIONAIS    DE    SERVIÇOS    CONSIDERADOS     MENOS    PRIORITÁRIOS     RECEBERAM    A    VACINA”,    CONTARAM    AO    NOSSO    JORNAL

Segundo apurou o Litoralgarve, houve profissionais, entre médicos, enfermeiros e auxiliares, que não foram vacinados na altura, apesar de serem considerados prioritários, pelo facto de terem chegado apenas trezentas vacinas àquela unidade hospitalar.

“No Serviço da Urgência Geral apenas houve vacinas para um ou dois profissionais de saúde. Mas outros profissionais de serviços considerados menos prioritários receberam a vacina”, contaram ao Litoralgarve, funcionários do Hospital do Barlavento, em Portimão.

“CONTAMOS,    A    PARTIR    DE    AGORA,    RECEBER    VACINAS    SEMANALMENTE”, SUBLINHA    O    CONSELHO   DE    ADMINISTRAÇÃO     DO    CENTRO   HOSPITALAR     UNIVERSITÁRIO     DO    ALGARVE,     ASSEGURANDO   QUE     TODOS   OS    PROFISSIONAIS    SERÃO    VACINADOS

Questionado pelo nosso Jornal sobre a situação, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), esclareceu, por escrito, no dia 31 de Dezembro de 2020, o seguinte : “O Centro Hospitalar Universitário do Algarve tem vindo a solicitar junto das chefias de todos os serviços a identificação dos profissionais que pretendem receber a vacina contra a Covid-19, respeitando os critérios definidos para as diferentes fases e sem esquecer que é preciso ainda acautelar as doses para a segunda toma. Contamos, a partir de agora, receber vacinas semanalmente, pelo que serão vacinados, a seu tempo e de acordo com as prioridades, todos os profissionais”.

Paulo Silva

Deixe uma resposta