Diversos

Navio mercante com cerca de 370 metros de comprimento sofre incêndio a bordo ao largo da costa algarvia

Um navio mercante de bandeira dinamarquesa, com cerca de 370 metros de comprimento, ficou sem propulsão na sequência de um incêndio que ocorreu na casa das máquinas, durante a madrugada de hoje, encontrando-se neste momento fundeado a cerca de duas milhas náuticas (aproximadamente 3,7km) de Sagres.

O alerta foi recebido através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a informar que se encontrava um navio à deriva e sem propulsão devido a um incêndio na casa das máquinas, tendo os elementos da tripulação conseguido extinguir o incêndio a bordo através dos próprios meios do navio.

Do incêndio não houve feridos a registar, tendo sido afetada apenas a zona onde o incêndio deflagrou.

Para o local foi empenhada uma embarcação do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos e o navio “NRP Cassiopeia”, da Marinha Portuguesa, para acompanhar a situação.

Até ao final da manhã decorreram trabalhos para fundear o navio, o que aconteceu cerca das 12h30, estando neste momento o navio fundeado a cerca de duas milhas náuticas (aproximadamente 3,7km) de Sagres, com os meios da Autoridade Marítima Nacional e da Marinha a acompanhar a situação no local.

O armador do navio já foi contactado, estando neste momento em curso trabalhos para reparar a avaria a bordo, tendo também sido ativados para o local rebocadores, que se prevê que cheguem ao local ao final do dia de hoje.

A equipa de combate à poluição do mar sediada no Departamento Marítimo do Sul, pertencente à Autoridade Marítima Nacional, já foi ativada e encontra-se em prontidão, caso seja necessário atuar.

O Capitão do Porto de Lagos encontra-se a coordenar a ação, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa.

Autor: AMN

Deixe uma resposta