Diversos

Confinamento parcial entra em vigor em Lagos

O confinamento parcial entra em vigor na próxima segunda-feira em 191 concelhos de Portugal continental onde há “risco elevado de transmissão da covid-19”, onde Lagos se enquadrará nesse registo durante 14 dias.

Um dos rostos da Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), Ângelo Mariano, coordenador da ACRAL – Delegação de Lagos, vem apresentar o seu apoio a todo o comércio e restauração e opinião face ao novo panorama epidémico na zona do Algarve. Refere que o Algarve, tal como todo o país após tantos sacrifícios para se adaptarem e reajustarem os seus serviços a esta realidade, esta notícia foi um “balde de água gelada”, no entanto a área de comércio e serviços, também não aguentariam um confinamento total.

Parte do comércio e restauração, após vários meses fechados, que conseguiram sobreviver ao primeiro confinamento, o coordenador da Acral, refere que a época alta, apesar de muito mais fraca que em anos anteriores, conseguiu equilibrar algumas despesas.

Após a notícia do Primeiro Ministro, anunciar que haverá um apoio de 20% da perda de receitas dos restaurantes nos dois fins de semana face à média dos 44 fins de semana anteriores (de Janeiro a Outubro 2020). O coordenador da Acral, referencia que é uma medida injusta, face às quebras de receita apresentadas este ano. No seu ponto de vista, seria mais justo proceder a um levantamento do mesmo período do ano transacto.

Mais refere, que estas atividades comerciais foram e são os setores mais penalizados. Desta forma, a Câmara Municipal de Lagos em parceria com a ACRAL, estão atentos a esta problemática e elaboraram um projeto “Concurso Montras de Natal” e “Passatempo Natal em Lagos” com o objectivo de dinamizar o comércio local na época natalícia, incentivando o consumo no conselho de Lagos. O “Concurso Montras de Natal” decorrerá no período de 1 a 25 de dezembro, no qual estarão disponíveis para votação, as mostras concorrentes no facebook da Acral Lagos. O “Passatempo Natal em Lagos”, decorrerá de 1 de dezembro a 6 de janeiro. Este projeto que vem impulsionar e  incentiva a economia no comércio tradicional, premiando o consumidor final com a realização de compras superiores a 10€. Toda a informação estará disponível no site da CML.

Autor: Ângelo Mariano /Coordenador Acral Lagos 

Deixe uma resposta