Sociedade

SEGUNDO CASO DE COVID-19 NO CONCELHO DE ALCOUTIM, ANUNCIA A CÂMARA MUNICIPAL

O novo caso de infeção neste concelho do nordeste algarvio, surge 21 dias depois do primeiro, registado em Martim Longo, a 05 de Setembro de 2020, com uma mulher de 40 anos, que já está recuperada. Nesta altura, cinco pessoas encontram-se em vigilância ativa pelas autoridades de saúde.

O concelho de Alcoutim regista, neste momento, um caso positivo ativo de Covid-19, numa altura em que cinco pessoas estão sob vigilância ativa das autoridades de saúde. A revelação foi feita pela Câmara Municipal, em nota de imprensa, no sábado, dia 26 de Setembro de 2020, acrescentando que já se encontra recuperado o primeiro caso de infeção detetado há 21 dias neste concelho do sotavento algarvio.

Recorde-se que, no dia 05/09/2020, uma mulher, de 40 anos, residente em Martim Longo, foi diagnosticada com o novo coronavírus, na sequência de um caso importado do concelho de Olhão.

TOTAL    ACUMULADO    DE    DOIS    CASOS   NO    CONCELHO    DE    ALCOUTIM   DESDE    O    INÍCIO    DA    PANDEMIA    EM   PORTUGAL

“Vinte e um dias depois do primeiro caso, foi detetado o segundo caso de COVID-19 no Concelho de Alcoutim”, refere o comunicado da autarquia. E adianta que “já com o primeiro caso recuperado a situação epidemiológica do concelho volta a contabilizar mais um caso, ficando assim com um acumulado de 2 casos desde o inicio da pandemia em Portugal (2 de março 2020). O Município de Alcoutim regista, neste momento, um caso positivo ativo, 5 pessoas em vigilância ativa e 1 caso recuperado, reportado e confirmado pelas autoridades de saúde”.

“AS   AUTORIDADES    DE   SAÚDE     PÚBLICA    ESTÃO    A   AVERIGUAR     POSSÍVEIS     CONTACTOS     E    CANAIS    DE    CONTAMINAÇÃO     PARA     IDENTIFICAREM     SITUAÇÕES      DE    MAIOR     RISCO”

De acordo com a edilidade alcoutejana, “as autoridades de saúde pública estão a averiguar possíveis contactos e canais de contaminação para identificarem situações de maior risco”. “Trata-se do segundo caso, que está a merecer toda a atenção e acompanhamento, por forma a evitar a sua propagação pela comunidade local, e garantir que as regras de confinamento e isolamento profilático sejam devidamente cumpridas.  Apelamos, pois, à população que se mantenha serena e calma e continue a praticar as orientações preconizadas pela Direção Geral de Saúde de distanciamento social, uso de máscara, etiqueta respiratória e todas as outras que o momento em que vivemos impõem”, conclui a nota de imprensa do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Alcoutim. Este concelho resistiu ao longo de seis meses à pandemia da Covid-19, tendo sido durante algum tempo o único do Algarve sem registo de casos.

Autor: José  Manuel Oliveira

Deixe uma resposta