Diversos

Espaço Empresa de Lagos com mais novidades

Entre as novidades do Espaço Empresa de Lagos estão a ampliação da sua área e reforço de recursos humanos no seu atendimento. Melhorar o apoio a empresários na criação e gestão do seu negócio e facilitar a relação com a Administração Pública Central de uma forma mais rápida, eficaz e personalizada mantêm-se como os principais objetivos deste serviço.

A implementação de um balcão Espaço Empresa de Lagos nasceu do protocolo assinado em 2018 entre o município de Lagos e as entidades promotoras, nomeadamente a IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P. e a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E. Recorde-se que a autarquia lacobrigense foi uma das pioneiras a nível nacional a integrar o conjunto de balcões do Espaço Empresa, sendo que o balcão de Lagos é, atualmente, o único do barlavento algarvio.

Traduzindo a vontade contínua do município em melhorar os serviços prestados aos cidadãos, o reforço do balcão Espaço Empresa é mais um passo da autarquia lacobrigense neste sentido, ao apoiar empresários e empreendedores na criação e gestão do seu negócio e agilizar a relação e o contacto destes públicos com a Administração Pública Central e local.

Entre os serviços disponibilizados pelo balcão de Lagos estão a informação, apoio e aconselhamento; intermediação e facilitação na relação com os serviços da Administração Pública Central; e o atendimento digital assistido na realização de serviços online. A ampliação deste espaço permite uma maior privacidade no atendimento e garante a assistência personalizada por profissionais municipais exclusivamente afetos ao serviço. Em paralelo, o horário de atendimento não mediado passará a ser disponibilizado a partir do final de outubro todos os dias úteis, entre as 10h e as 16h (sujeito a agendamento prévio).

Das entidades associadas à rede nacional Espaço Empresa fazem parte a IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, o TP – Turismo de Portugal, a ANI – Agência Nacional de Inovação, o IRN – Instituto de Registos e Notariado, a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, a DGAE – Direção Geral das Atividades Económicas, a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, perspetivando-se para breve o estabelecimento de protocolos com o IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e a Pescas e a ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

A funcionar no Edifício Paços do Concelho Séc. XXI, o Espaço Empresa de Lagos integra as iniciativas municipais promotoras do dinamismo empresarial e espírito empreendedor no concelho. Além disso, conscientes da sua importância para a valorização local e regional, o município continua a reforçar o reconhecimento do papel que empresas, empresários, empreendedores e investidores têm na valorização e desenvolvimento dos potenciais económicos e sociais de Lagos.

Autor: Câmara Municipal de Lagos

Deixe uma resposta