Diversos

Autoridade Marítima Nacional coordena resgate de pescador lúdico em Vila do Bispo

O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Lagos coordenou, na tarde de hoje, uma operação de resgate de um pescador lúdico de 21 anos que sofreu uma queda acidental quando pescava numa zona conhecida como Rabo do Galo, junto à Torre de Aspa, no concelho de Vila do Bispo.

O alerta foi dado, pelas 12h50, por pescadores que se encontravam no local e assistiram à queda, tendo sido de imediato empenhados agentes da Polícia Marítima com uma viatura todo-terreno, a embarcação “SR-33” da Estação Salva-vidas de Sagres, os Bombeiros de Vila do Bispo, um helicóptero do INEM e um helicóptero da Força Aérea.

O homem foi resgatado, cerca das 16h00, pelo helicóptero da Força Aérea e posteriormente transferido para o helicóptero do INEM, que o transportou para uma unidade hospitalar.

A Autoridade Marítima Nacional alerta e sensibiliza os pescadores para a adoção de algumas medidas de segurança que podem contribuir para mitigar o risco de acidentes associados à atividade da pesca na orla costeira, tais como:

– Evitar locais como arribas ou encostas instáveis;

– Utilizar vestuário e calçado adequado, optando por calçado antiderrapante;

– Envergar colete salva-vidas, uma vez que em caso de queda ao mar a probabilidade de salvamento e recuperação é maior;

– Recorrer a sistemas de segurança que evitem quedas, nomeadamente sistemas que permitam prender o corpo a um ponto fixo.

Autor: AMN

Deixe uma resposta