Sociedade

ASSIM EVOLUI O NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) A NÍVEL NACIONAL E NO ALGARVE – DIA 23 DE AGOSTO DE 2020

Mais  14  pessoas estão  doentes com Covid-19 no Algarve, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde, no dia 23 de Agosto de 2020 , o que representa o dobro do número registado na data anterior. Com 145 novos casos de infeção a nível nacional e 122 de recuperação, além de dois óbitos, a novidade da Situação Epidemiológica em Portugal, no domingo, é que, ao apresentar  mais 69 contaminados, a região Norte ultrapassou  a de Lisboa e Vale do Tejo, a qual tem  sido o epicentro da  pandemia. A evolução do novo coronavírus, no país,  é  a que passamos a descrever:

– Número total de casos de infeção confirmados    (em números acumulados)  “por data de início de sintomas ou diagnóstico / notificação”, de acordo com a Direção-Geral da Saúde  –  55.597 (mais   145    do que o referido no relatório desta entidade, do dia 22   de   Agosto  de  2020. Desta vez, o  número  de  novos  infetados  é menor ao registado na data anterior).

47,6 por cento dos novos casos ocorreram no Norte e 32 por cento na região de Lisboa e Vale do Tejo

25.007   homens    e    30.590  mulheres  já  contraíram Covid-19 em Portugal

– Número total de  recuperados   –   40.774     (mais      122      do

que    no    dia      22    de  Agosto  de  2020.  O número de novos casos de recuperação foi inferior  ao do dia anterior).

–  Número de casos ativos  –   13.027      (mais      21      do  que   no     dia    22     de   Agosto   de   2020)

–  Número   total de  doentes  internados –      317         (mais    um     do  que  no   dia   22   de   Agosto   de   2020)

47    em  Unidades de Cuidados Intensivos     (mais     cinco     do   que no   dia     22    de  Agosto  de   2020)

–  Total de pessoas em vigilância pelas  autoridades  de  saúde  –     34.413    

– Total  de  óbitos  –     1.796     (mais     dois    do  que no    dia  22    de     Agosto    de   2020.  Morreram dois idosos – um homem e uma mulher –  com mais de 80 anos de idade, tendo um dos óbito ocorrido na região de Lisboa e Vale do Tejo e o outro no Norte do país.)

Em  Portugal  já faleceram    904   homens    e    892    mulheres, com o novo coronavírus.  A maioria das vítimas mortais  (1.201) desde o início da pandemia tem mais de 80 anos de idade, seguindo-se a faixa etária entre os 70 e os 79 anos, com 350 óbitos  até agora.

REGIÃO   NORTE,   COM   MAIS    69     DOENTES,       ULTRAPASSA    A   DE   LISBOA   E   VALE   DO  TEJO,   QUE   REGISTOU   47   NOVOS   CASOS     

A  região de Lisboa e Vale do Tejo já conta com    28.753       casos  de   infeção confirmados  em  total  cumulativo    (mais      47      do  que  no  dia   22/08/2020)      e     646    óbitos    (houve mais uma morte).

Segue-se a região  Norte   que regista,  atualmente,  um total acumulado  de     19.929     casos de infeção confirmados      (mais         69   do  que  no  dia    22/08/2020)       e      843  vítimas mortais   (ocorreu mais um falecimento).  No relatório divulgado no domingo, 23 de Agosto de 2020, pela Direção-Geral da Saúde, desta vez a região Norte ultrapassa a de Lisboa e Vale do Tejo, no número de novos doentes infetados com Covid-19.

A   região   Centro     tem      4.661         casos  de   infeção confirmados     (mais      13    do  que  no   dia    22/08/2020)     e     253   mortos.

O   Alentejo    contabiliza     887        casos  de   infeção  confirmados     (mais     dois    do  que  no dia     22/08/2020)     22   falecimentos.

TRÊS   HOMENS,  COM   IDADES   COMPREENDIDAS   ENTRE   OS   24   E   OS   26   ANOS, DIAGNOSTICADOS   COM  COVID-19,  NA  ILHA   DE   SÃO   MIGUEL,  NOS   AÇORES,   APÓS   VIAGEM  AÉREA     DESDE  O  TERRITÓRIO   CONTINENTAL

Na região  dos  Açores,  o boletim da   Direção-Geral da Saúde   continua  a  apontar   199         casos   de     infeção    confirmados   e    15  óbitos.

Já a  Autoridade  de Saúde Regional  indica um  total  cumulativo  de  206   casos de infeção  confirmados  (mais  três  do  que  no  dia  22/08/2020), dos quais    27  são  casos  ativos  – 24  na Ilha de São Miguel,  02   na Ilha Terceira e  01  na Ilha do Pico).  De acordo com aquela entidade, na sequência de  1.225     análises  laboratoriais  realizadas  nas  anteriores  24 horas,  foram diagnosticados  três novos casos positivos na Ilha de São Miguel. Tratam-se de três homens com idades compreendidas entre os 24 e os 26 anos de idade, que desembarcaram na região dos Açores, provenientes de ligações aéreas com o território continental.  Um deles foi diagnosticado com o vírus através de teste à chegada, enquanto que os outros  dois apresentaram negativo no desembarque, tendo-lhes sido detetada a infeção no teste efetuado após o sexto dia de permanência na Ilha de São Miguel. A situação clínica dos três indivíduos é considerada estável.

MADEIRA    SEM   NOVOS  CASOS  DE  INFEÇÃO,  NUMA   ALTURA   EM   QUE   34   PESSOAS    ESTÃO   EM   ISOLAMENTO   PARA  TRATAR    A   DOENÇA

A  Madeira,  de acordo com a  Direção-Geral  da Saúde,  mantém     140    casos de infeção confirmados  e nenhum  óbito desde o início desta pandemia.

Também o IASAÚDE –  Instituto de Administração da Saúde da Região Autónoma da Madeira refere que “neste domingo não se registaram novos casos de Covid-19”. Contudo, nas contas deste organismo, a região conta com um total acumulado de 141 casos de infeção confirmados, sendo 34 casos ativos. Desses,  33 são importados, tendo sido identificados em contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira. O comunicado da IASAÚDE lembra que “25 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada” para o efeito, seis estão “em alojamento próprio”,  duas  encontram-se “hospitalizadas na Unidade de Internamento Polivalente dedicada à Covid-19”   e   uma  “permanece na Unidade de Cuidados Intensivos” criada para tal.   Como o Litoralgarve tem referido, na Região da Madeira já recuperaram desta pandemia  107   pessoas.

ALGARVE

HÁ    MAIS    14      DOENTES   COM      COVID-19    NESTA   REGIÃO   

O boletim da Direção-Geral da Saúde, do dia    23    de   Agosto   de   2020,  indica  1.028     casos  de  infeção confirmados desde o início da pandemia no Algarve. Desta forma,  mais   14  pessoas   estão contaminadas com o vírus,  o que representa o dobro do registado na data anterior.

RELATÓRIO   DA   DIREÇÃO-GERAL   DA   SAÚDE   CONTINUA   A  APONTAR

17   ÓBITOS   NO   ALGARVE  

No  dia  23  de  Agosto  de  2020,  a  Direção-Geral da Saúde mantém a informação de    17   óbitos  na região algarvia. De recordar, como o Litoralgarve tem assinalado, que a Autoridade de Saúde Regional, no relatório divulgado no dia  21 de Agosto de 2020 pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro, continua a referir  19  óbitos. Estão em causa  duas mortes (uma senhora portuguesa e um  cidadão  espanhol) ocorridas em Portimão, onde as vítimas se encontravam na altura. Como tal, entraram nas contas das autoridades de saúde locais.

Os óbitos conhecidos no Algarve são:

– 3 em Portimão

– 1 em Quarteira, no concelho de Loulé

– 5 em Boliqueime, no concelho de Loulé

– 1 em Loulé

– 1 no concelho de São Brás de Alportel

– 2 em Vila Real de Santo António

– 2 no concelho de Albufeira

– 2 no concelho de Lagoa

– 1 no concelho de  Faro

– 1 em Odeceixe, no concelho de Aljezur

A   ÚLTIMA   LISTA      DA    DIREÇÃO-GERAL  DA   SAÚDE    SOBRE   OS   CASOS   DE  INFEÇÃO    CONFIRMADOS    EM   TOTAL   CUMULATIVO  

Como o nosso Jornal tem referido, a Direção-Geral da Saúde apresentou  no dia 17  de  Agosto  de   2020  a lista com a caracterização demográfica dos casos de infeção confirmados em termos cumulativos,  sublinhando  que a informação  se  refere  “ao total de notificações médicas no sistema SINAVE, não incluindo notificações laboratoriais.” “Como tal, pode não corresponder à totalidade dos casos por concelho”, observou. A caracterização demográfica dos casos confirmados é atualizada à segunda-feira, “na pendência de desenvolvimentos nos sistemas de informação”, acrescentou aquela entidade. 

O registo do total acumulado dos casos de infeção confirmados nos concelhos algarvios foi este:

ALBUFEIRA     164  casos confirmados

                             desde o início da

                             pandemia

ALJEZUR  –     7 casos  confirmados

CASTRO  MARIM  –  4 casos confirmados

                                       Recorde-se, uma vez mais,  que o

                                       presidente da Câmara

                                       Municipal de Castro Marim, Francisco

                                       Amaral, destacou na página da autarquia          

                                       no ‘Facebook’:

                                      “0 casos confirmados / 0  em

                                       vigilância  /   3  recuperados  / 0  óbitos”.

FARO  – 149  casos  confirmados

–  LAGOA   – 22  casos  confirmados

 LAGOS  –  126  casos  confirmados

LOULÉ  –   139  casos  confirmados 

MONCHIQUE  –  15  casos  confirmados 

OLHÃO  –  28  casos  confirmados

PORTIMÃO  –  122   casos  confirmados

                             Por sua vez, a Câmara Municipal de

                             Portimão, no ponto de

                             situação

                             datado de  20/08/2020,  indicou  um total

                             de  131 casos de infeção

                             confirmados desde o início da pandemia.

 SÃO  BRÁS   DE   ALPORTEL   –  6  casos  confirmados

                                                               em  total  acumulado,

                                                               segundo a Direção-

                                                              Geral da Saúde

                             ——-

                             0 casos confirmados  / 0 em vigilância /

                             9  recuperados   /  1  óbito

                             Total acumulado de casos confirmados desde 1 e

                             desde 1 de Março de 2020    –   10

                              É a  informação da

                              Câmara Municipal de

                              São Brás de Alportel, no seu  boletim diário de

                              de  23/08/2020 sobre a situação epidemiológica

                              no concelho.

–   SILVES   –   46  casos   confirmados,

                         de   acordo  com  a

                         Direção-Geral da Saúde           

–  TAVIRA  –    38  casos  confirmados  

– VILA  REAL   DE   SANTO    ANTÓNIO  –  17  casos

                                 confirmados                                                

–  VILA  DO  BISPO  –  4   casos  confirmados

CONCELHOS    DE    ALBUFEIRA,    LAGOS,   LOULÉ  E   PORTIMÃO    TÊM   MAIS      PESSOAS   RECUPERADAS  

Casos de recuperação conhecidos na região algarvia

– 134  no concelho de Albufeira

– 131  no concelho de  Lagos

– 129  no concelho de Loulé

–  111   no concelho de     Portimão  –  revelou a Câmara

         Municipal, no ponto de situação com a data de

         20/08/2020.         

–   94   no concelho   de  Faro

–  43  no concelho de  Tavira

–  38  no concelho de   Silves

–  29  no concelho de   Olhão

–  19  no concelho de   Vila Real de Santo António

–  18  no concelho de   Lagoa

–  12  no concelho de  Monchique

–   9  no concelho de  São Brás de Alportel. Este é  o número de recuperados apontado pela  Câmara Municipal, no ponto de situação epidemiológica no dia   23/08/2020.

– 6  no  concelho  de  Aljezur

– 3  no concelho de Castro Marim

LAGOS     CONTA    COM

13    CASOS   ATIVOS   

A informação da Delegada de Saúde Regional, Ana Cristina Guerreiro, “às 23:59 horas, de  20 Agosto de 2020”, indicou os seguintes casos ativos de Covid-19 no Algarve:

LOULÉ

  61  casos ativos  (menos  um  do que há uma semana, no dia 13/08/2020)

ALBUFEIRA

  40  casos ativos  (menos  cinco)

FARO

   30  casos ativos (menos  cinco)

PORTIMÃO

  26  casos ativos  (mais   três )

Recorde-se que, na mesma data, a Câmara Municipal de Portimão anunciou a existência de 17 casos ativos neste concelho do barlavento algarvio.

LAGOS

  13   casos ativos (menos  oito)

SILVES

  16  casos  ativos  (menos   quatro)

TAVIRA

   8  casos ativos  (menos  dois)

OLHÃO

   8  casos ativos  (sem alteração)

MONCHIQUE

   3  casos ativos  (sem alteração)

– LAGOA 

  4   casos  ativos  (o relatório da passada semana

   apontava menos  de  três casos)

CONCELHO    DE    ALJEZUR   JÁ    ESTÁ    LIVRE    DESTA    PANDEMIA    

Vila Real de Santo António,  Aljezur  e  Vila  do   Bispo  surgem no mapa  elaborado  pela Delegada de Saúde Regional,  com a seguinte anotação: “Notas metodológicas: Por motivos de confidencialidade, quando os casos ativos confirmados são inferiores a 3 os valores não são apresentados.”

No  concelho  de  Vila do Bispo foi registado um novo caso de Covid-19. Segundo contaram ao nosso Jornal,  trata-se de uma turista que já não está no Algarve.

– Em Aljezur, o presidente da Câmara Municipal, José Gonçalves, revelou, no dia 21/08/2020, na página da autarquia no ‘Facebook’, que já “não existe qualquer caso ativo no concelho, bem como casos em vigilância ativa”.   Como tal, está recuperado o último doente com Covid-19.

CASTRO   MARIM,   ALCOUTIM    E    SÃO   BRÁS   DE    ALPORTEL   EM   BRANCO  NO   MAPA    DE    CASOS    ATIVOS

Recorde-se que só os concelhos de  São Brás de Alportel,  Castro  Marim   e  Alcoutim  figuram, neste relatório semanal da Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro, sem qualquer anotação. Estão branco no que respeita a casos ativos de Covid-19.

Autor: José Manuel Oliveira

Deixe uma resposta