Sociedade

FESTA EM ODIÁXERE JÁ CONTAGIOU 90 PESSOAS COM COVID-19 NO CONCELHO DE LAGOS

Dos 1.222 testes efetuados, 1.146 deram resultado negativo, segundo o relatório da situação no concelho de Lagos, atualizado às 00:00 horas de 19 de Junho de 2020. Existem 76 casos positivos no domicílio e duas pessoas continuam internadas, mas nenhuma nos cuidados intensivos

Já foram realizados 1.222 testes para despistagem da Covid-19, na sequência da festa em Odiáxere, e o número de casos confirmados com a doença era 76 no concelho de Lagos, na situação atualizada às 00:00 horas do dia 19 de Junho de 2020, de acordo com o documento apresentado na conferência de imprensa realizada nesta sexta-feira, nas instalações da Comissão Distrital de Proteção Civil, em Loulé. No entanto, segundo informações a que o Litoralgarve teve acesso ao final da tarde, já ascende a 90 o número total de casos confirmados com o novo coronavírus no concelho de Lagos.

Há 1.146 casos que não se confirmaram e 74 pessoas estão em casa após resultado positivo aos testes efetuados 

Por outro lado, no documento entregue aos jornalistas, recorde-se, com base na atualização da situação no concelho de Lagos, às 00:00 de 19 de Junho de 2020, o número de casos infirmados, ou seja, que não confirmaram a doença na sequência dos testes efetuados, é 1.146. Há 74 casos positivos no domicílio e duas pessoas permanecem internadas. Já em Unidades de Cuidados Intensivos não há registo de qualquer doente.

Grupo etário dos 20-29 anos é o mais afetado, com 31 casos confirmados de infeção 

Na caracterização demográfica dos casos confirmados com Covid-19 devido à festa ilegal na noite de 07 de Junho de 2020, no salão do Clube Desportivo de Odiáxere, com mais de uma centena de participantes e a que militares da Guarda Nacional Republicana de Lagos puseram termo, é referido que o grupo etário dos 0-9 anos de idade apresenta nove pessoas, dos 10 aos 19 anos, 14, e dos 20-29 anos, 31 indivíduos, sendo o mais expressivo. O documento indica, também, que o grupo etário dos 30-39 anos inclui 15 casos confirmados com o novo coronavírus, enquanto que as faixas dos 40-49 anos e dos 50-59, têm, cada uma, três pessoas infetadas. Já o grupo etário dos 60-69 anos conta com um caso confirmado de contágio.

Treze por cento da população residente no concelho de Portimão também está afetada

De acordo com o mesmo relatório, a população afetada residente no concelho de Lagos atinge 82 por cento, a residente no concelho  de Portimão, 13 por cento, e de outros concelhos, 5 por cento.

Delegada de Saúde Regional do Algarve, Ana Cristina Guerreiro, aponta “velocidade de cruzeiro” dentro de “dois, três dias” no concelho de Lagos e exclui cerca sanitária

Na conferência de imprensa que teve lugar na sexta-feira, dia 19 de Junho, nas instalações da Comissão Distrital de Proteção Civil, em Loulé, a Delegada de Saúde Regional do Algarve, Ana Cristina Guerreiro, perspetivou que dentro de “dois, três dias”, a situação no concelho de Lagos possa estar em “velocidade de cruzeiro”. Já em relação à possibilidade de criação de uma cerca sanitária para controlar a pandemia, como chegou a ser sugerido pela Ordem dos Médicos, aquela responsável disse que “não” está a equacionar tal cenário.

Autor: José Manuel Oliveira

Deixe uma resposta