Para esta competição, os pesqueiros seleccionados incluem as zonasdesde as Cabanas Velhas até ao Beliche. “Os atletas estarão dispersos pelas várias praias sempre sob supervisão de membros do júri da prova e de elementos de apoio”, refere, em declarações ao ‘Litoralgarve’, Gonçalo Branco, presidente da Direção do Clube Recreativo da Praia da Salema, promotor do evento.
José Manuel Oliveira
Mais de meia centena de pessoas, entre homens, senhoras e jovens a nível individual, de várias zonas do Algarve, além de equipas, deverão participar no 1º. Concurso de Pesca Desportiva ao Fundo de São Vicente, com cana e carreto, que decorre a partir das 07h00e até ao início da tarde deste domingo, dia 01 de Dezembro de 2024, em diversas praias do concelho de Vila do Bispo.
Trata-se de uma iniciativa do Clube Recreativo da Praia da Salema e da Associação de Caçadores e Pescadores de São Vicente, que visa, segundo a organização, “juntar várias gerações de atletas num momento de competição saudável, convívio e animação.”
Pavilhão Multiusos de Sagres serve de pesagem do peixe capturado, almoço-convívio e entrega de prémios aos participantes com melhor classificação nesta competição, ou seja, mais quantidade de espécies
A partir das 13h.30m., no Pavilhão Multiusos de Sagres será efectuada a pesagem do peixe capturado. Depois de um almoço-convívio,os elementos da organização procederão à entrega de prémios aos participantes neste concurso de pesca, com melhor classificação. Desse modo, serão contemplados os que conseguiram mais quilogramas de pescado.
Clube Recreativo da Praia da Salema pretende criar novas modalidades desportivas e reactivar outras
“No nosso entender e de forma a criar relações institucionais, foi convidada a Associação de Caçadores e Pescadores de São Vicente a juntar-se à organização desta prova, também para poder alcançar um maior número de atletas amantes do desporto de natureza”, sublinha o presidente da Direção, Gonçalo Branco
“Esta iniciativa foi pensada e idealizada no Plano de Atividades de 2024 do Clube Recreativo Praia da Salema, com o objetivo de fomentar o desporto e também de podermos criar novas modalidades desportivas, alcançando o nosso objetivo que tínhamos proposto de reativar as secções desportivas neste clube. No nosso entender e de forma a criar relações institucionais, foi convidada a Associação de Caçadores e Pescadores de São Vicente a juntar-se à organização desta prova, também para poder alcançar um maior número de atletas amantes do desporto de natureza”, conta, em declarações ao ‘site’ «Litoralgarve», o presidente da Direção do Clube Recreativo Praia da Salema, Gonçalo Branco.
“Neste momento, temos atletas provenientes de todo o barlavento e sotavento algarvio, de diferentes idades e níveis de experiência de pesca”
“É uma competição amigável, que apesar de estar a ser organizada com o apoio da Associação Regional de Pesca Desportiva do Algarve, não entra no quadro de provas oficiais organizadas por esta associação. Temos abertas inscrições para os escalões SUB-21, Feminino, Masculino e ainda a modalidade de equipas.”
E prossegue: “A modalidade que vai ser disputada neste ano é a de pesca ao fundo –‘SurfCasting’, uma modalidade muito praticada ao longo do nosso concelho e que atrai uma considerável massa de atletas provenientes de todas as localidades do Algarve. Neste momento, temos atletas provenientes de todo o barlavento e sotavento algarvio, de diferentes idades e níveis de experiência de pesca. Esta prova é uma competição amigável, que apesar de estar a ser organizada com o apoio da Associação Regional de Pesca Desportiva do Algarve, não entra no quadro de provas oficiais organizadas por esta associação. Temos abertas inscrições para os escalões SUB-21, Feminino, Masculino e ainda a modalidade de equipas. E contamos até ao final do período de inscrições juntar cerca de 60 atletas para disputar a modalidade.”
Os atletas estarão dispersos pelas várias praias sempre sob supervisão de membros do júri da prova e de elementos de apoio
As praias do concelho de Vila do Bispo, nomeadamente desde as Cabanas Velhas até à do Beliche, são as zonas seleccionadas para esta prova. “Os atletas estarão dispersos pelas várias praias sempre sob supervisão de membros do júri da prova e elementos de apoio. A competição irá iniciar-se cedo, de manhã pelas 05h30, no Monte de Santo António, onde será feita a concentração de todos os atletas e servido um pequeno-almoço. Já pelas 07h00 todos os atletas irão deslocar-se para os pesqueiros, onde vão disputar a prova. A hora limite para a entrega do pescado e respetiva pesagem será às 13h30, no Pavilhão Multiusos de Sagres, onde se irá realizar o almoço-convívio e entrega de prémios aos atletas que consigam capturar a maior quantidade de pescado”, explica-noso presidente da Direção do Clube Recreativo Praia da Salema.
Garantida segurança em torno da competição para o caso de surgir alguma ocorrência
Peixe será vendido na lota de Sagres, com o dinheiro a reverter para os Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo
De acordo com Gonçalo Branco, a prova encontra-se licenciada pelas diversas entidades competentes, estando todos os órgãos de segurança envolvidos em coordenação com a organização para o caso de surgir alguma ocorrência.
O pescado que for capturado destina-se a ser vendido na lota de Sagres“e com esse dinheiro efetuar a compra de um equipamento a ser cedido aos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo”, adianta aquele dirigente.
Sargos, robalos e douradas são as espécies que se espera capturar em maior número
A concluir, Gonçalo Branco perspetiva que, neste concurso de pesca “e tendo em consideração a época do ano, as espécies que se espera capturar em maior número serão sargos, robalos e douradas.” Contudo, tal “não invalida a captura de outras espécies, pois todas as espécies autorizadas pela Direção-geral dos Recursos Marítimos, são passíveis de ser capturadas e de entrar para a pesagem final de cada concorrente”, admitiu o presidente do Clube Recreativo da Praia da Salema a poucas horas do início da prova.










