Politica

JOSÉ APOLINÁRIO VAI COORDENAR NO ALGARVE A EXECUÇÃO DE MEDIDAS DE COMBATE AO NOVO CORONAVÍRUS, COVID-19

   “Assegurar uma melhor coordenação dos serviços da administração central de nível regional ou distrital e a devida articulação supra-municipal”, bem com a “articulação e interlocução com as autarquias locais e as diversas entidades dos sectores social e económico”, são as principais funções do secretário de Estado das Pescas.

 O primeiro-ministro, António Costa, nomeou na segunda-feira, dia 06/04/2020, o secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, para a coordenação, no Algarve,  da execução aos níveis local e regional das medidas de combate à pandemia Covid-19, no âmbito do Estado de Emergência decretado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Compete, a partir de agora, a José Apolinário “assegurar uma melhor coordenação dos serviços da administração central de nível regional ou distrital e a devida articulação supra-municipal”, bem com a “articulação e interlocução com as autarquias locais e as diversas entidades dos sectores social e económico”, de acordo com o despacho assinado pelo Chefe do Governo.

Natural de Pechão (Olhão), jurista

e com vasta carreira em cargos públicos

Natural de Pechão, freguesia do concelho de Olhão, José Apolinário Nunes Portada, de 57 anos (nasceu no dia 22/07/1962), licenciado em Direito, jurista, casado e com dois filhos, é secretário de Estado das Pescas desde 26/11/2015. Anteriormente, desempenhou, a partir de Fevereiro de 2012, o cargo de presidente Conselho de Administração da Docapesca, empresa pública sediada em Lisboa, responsável pela gestão das lotas portuguesas. Antes, exerceu funções de Diretor-Geral das Pescas.

A nível político foi Secretário-Geral nacional da Juventude Socialista, deputado na Assembleia da República em várias legislaturas (de 1986 a 1992, de 2002 a 2005, e em 2015) eurodeputado do PS em Estrasburgo e Bruxelas (de 1993 a 1998) e presidente da Câmara Municipal de Faro, entre 2005 e 2009 (ano em que perdeu as eleições autárquicas para o social-democrata José Macário Correia), entre outros cargos no Algarve.

Quem são os secretários de Estado nomeados para as outras regiões do país

Além de José Apolinário, pelo Algarve, o primeiro-ministro, António Costa, designou para mesmas funções de coordenação aos níveis local e regional das medidas de combate à pandemia Covid-19, no âmbito do Estado de Emergência, os secretários de Estado Eduardo Pinheiro (da Mobilidade) para a região Norte; João Paulo Rebelo (da Juventude e Desporto), para a região Centro; Duarte Cordeiro (dos Assuntos Parlamentares) para Lisboa e Vale do Tejo; e Jorge Seguro Sanches (Adjunto da Defesa Nacional) para o Alentejo.

Autor: José Manuel Oliveira

Deixe uma resposta