Desporto

Lagos fez a festa do desporto e distinguiu agentes desportivos

Mais de duzentos atletas, incluindo do desporto escolar, quatro equipas, clubes, técnicos e dirigentes, foram homenageados na Gala do Desporto que ontem decorreu em Lagos, com a presença de João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e Desporto, entre outras individualidades.

Colocar Portugal, até 2030, no lote dos quinze países europeus com mais atividade física é uma das metas traçadas pelo Governo para o setor. A informação foi dada pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto por ocasião da intervenção que proferiu na abertura da Gala do Desporto ontem realizada em Lagos, no Pavilhão Desportivo Municipal. João Paulo Rebelo reconheceu o papel dos municípios na promoção do desporto, assim como das associações e dos clubes. Na sua intervenção dirigiu uma especial atenção aos mais jovens, que considerou as verdadeiras “vedetas” desta festa, e sublinhou o quão importante é o desporto para a sua saúde física e psicológica e para o desenvolvimento das suas competências. Referindo-se ao desporto como um instrumento de transmissão de valores que são úteis ao longo da vida, sublinhou a importância da cooperação – mais do que a competição -, a qual está na base dos grandes feitos da Humanidade. Aprender a ganhar e saber perder é, segundo o governante, uma aprendizagem muito importante para os jovens e futuros adultos saberem lidar com as frustrações que, tal como o sucesso, também fazem parte da vida.

Dizer não à batota e à violência no desporto foi outra das mensagens fortes deixadas pelo titular da pasta governamental, segundo o qual estes fenómenos nada têm a ver com o desporto, atividade que deve merecer uma atitude de respeito e ser celebrada com alegria e boa disposição.

Visivelmente satisfeito e orgulhoso pela oportunidade de reconhecer publicamente o talento, o mérito e a dedicação dos muitos agentes desportivos que em Lagos trabalham diária e arduamente para que a prática desportiva não só seja uma realidade participada e importante no dia-a-dia das pessoas, como também produza bons resultados, o Presidente da Câmara reiterou o compromisso da autarquia para, tal como previsto no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo, continuar a apoiar a cultura desportiva e o desporto, que classificou como um setor estratégico de coesão social. Hugo Pereira lembrou a aposta crescente feita junto das camadas mais jovens, nomeadamente com projetos de âmbito escolar, permitindo aos alunos um contacto cada vez mais cedo com o desporto e a prática de modalidades como o Surf, o Stand Up Padlle, o Golfe e a Patinagem, entre outras. O autarca sublinhou ainda o crescente número de praticantes e os bons resultados alcançados, os quais só vieram confirmar a excelência dos agentes desportivos locais e a capacidade de resiliência e compromisso dos mesmos, atributos que têm permitido concretizar muitos sonhos e que são motivo de orgulho para toda a comunidade.

Nesta edição da Gala do Desporto foram homenageados nas categorias de Troféu Regional, Troféu Nacional e Troféu Internacional, um total de 171 atletas a título individual (incluindo aqueles que conquistaram títulos no âmbito do Desporto Escolar) e 4 equipas, representando as seguintes modalidades: Patinagem de Velocidade; Futsal; Golfe; Ténis de Mesa; Atletismo; Hóquei em Patins; Vela, Ginástica Rítmica; Karaté; Triatlo; Andebol; Futebol; Ténis; Natação; Ténis de Mesa; Ginástica; Petanca; Judo; Tiro com Arco; Tiro; Paraciclismo; Skiming; Surf; e Equitação Adaptada.

Nomeados para os troféus de prestígio estiveram 21 entidades desportivas, mas o júri, composto por um painel de cinco jurados – o Presidente da Câmara; o Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude; os diretores dos agrupamentos de escolas Gil Eanes e Júlio Dantas; e o Diretor do jornal Correio de Lagos – acabaria por decidir atribuir as seguintes distinções:

  • Galardão Carreira – Marco Cardoso (Patinagem – Roller Lagos Clube de Patinagem)
  • Galardão Dedicação – Carlos Carneiro (Andebol – Andebol Clube Costa Doiro)
  • Galardão Fair Play – João Rodrigues (Vela – Clube de Vela de Lagos)
  • Galardão Desporto Escolar – Equipa feminina de iniciados de Futsal do Agrupamento de Escolas Gil Eanes
  • Galardão Desporto Adaptado – André Sobreiro (Paraciclismo)
  • Galardão Atleta do Ano – Diogo Marreiros (Patinagem – Roller Lagos Clube de Patinagem)
  • Galardão Treinador do Ano – Paulo Batista (Patinagem – Roller Lagos Clube de Patinagem)
  • Galardão Dirigente do Ano – João Carneiro (Andebol – Andebol Clube Costa Doiro)
  • Galardão Atleta Revelação – Matilde Rosa (Andebol – Clube Desportivo da Escola Secundária Gil Eanes)
  • Galardão Equipa do Ano – Equipa de Iniciados Femininos (Andebol – Clube Desportivo da Escola Secundária Gil Eanes)
  • Galardão Clube do Ano – Roller Lagos Clube de Patinagem

A apresentação da Gala do Desporto 2020 esteve a cargo do humorista António Raminhos que animou e deu brilho à cerimónia.

Autor: Câmara Municipal de Lagos

Deixe uma resposta