Cultura

Rita Redshoes promove alimentação saudável em Castro Marim

Desenvolvido pela artista musical Rita Redshoes, em parceria com a empresa Betweien, Lda., o projeto pedagógico “Rita e a Floresta dos Legumes” vem à Biblioteca Municipal de Castro Marim no dia 13 de dezembro, pelas 18h00, numa sessão destinada especialmente às crianças, mas aberta a todo o público. 

Envolvendo várias dinâmicas, desde o contar uma história sobre a Rita, passando pelo teatro e pela interpretação de vários temas compostos pela própria Rita Redshoes, esta ação tem o objetivo de promover uma alimentação e estilo de vida mais saudáveis, um trabalho que a autarquia de Castro Marim tem feito também através de uma reeducação alimentar nas escolas do município. Desde o início deste ano que a autarquia castromarinense criou um mais criterioso processo de seleção de alimentos, privilegiando a origem de produção nacional e regional e alimentos menos processados e aditivados. Paralelamente, todos os operacionais dos refeitórios do pré-escolar e 1º ciclo do concelho estiveram em formação, para que pudessem adquirir novos conhecimentos e párticas de acordo com este conceito de cozinha natural. 

“Rita e a Floresta dos Legumes” traz-nos a história de uma menina com um apetite voraz, que perdia o apetite quando via legumes no prato de refeição que os pais, carinhosamente, lhe preparavam. Um dia, ao encostar os legumes à beira do prato, os coloridos legumes mudaram de cor e ficaram cinzentos, em sinal da tristeza e incompreensão de Rita. É então que numa viagem mágica a uma floresta de verduras gigantes, Rita percebe o porquê dos legumes no seu prato.

Esta iniciativa dirige-se sobretudo aos alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo e vai incidir sobre a dieta mediterrânica, a roda dos alimentos, os alimentos locais, as técnicas de culinária mais saudáveis e tradicionais e sobre o exercício físico. 

Com o intuito de celebrar os valores do Natal junto dos mais pequenos, tal como nos anos anteriores, a Câmara Municipal de Castro Marim oferece o livro da “Rita e a Floresta dos Legumes” às cerca de 500 crianças que frequentam o ensino pré-escolar e o 1º ciclo no concelho.

Sobre Rita Redshoes:

Rita Pereira, de nome artístico Rita Redshoes, nasceu a 10 de julho de 1981, em Loures. Ex-vocalista dos Atomic Bees e ex-teclista de David Fonseca, em 2008 lançou o seu primeiro álbum a solo, ‘Golden Era’, ao qual se seguiram “Lights and Darks” (2010), “Life is a Second of Love” (2014) e “Her” (2016).

O mundo descobriu-a com ‘Dream on Girl’, a sua primeira afirmação na coletânea ‘Novos Talentos – FNAC 2007′, eleita Canção do Ano pela rádio Radar, mas desde 1996 que era baterista num grupo de teatro de escola, tendo passado depois por inúmeros projetos musicais como autora e intérprete – Atomic Bees, Photographs, Rebel Red Dog, David Fonseca, The Legendary Tigerman, Noiserv.

Já ganhou um Globo de Ouro, foi nomeada para os prémios MTV, tocou em Austin (EUA) no festival SXSW e no Eurosonic, na Holanda.

Recentemente apresentou o seu novo single, “O Amor Não É Razão”. Três anos depois de “Her” (o seu quarto álbum de originais) e após ter sido mãe pela primeira vez, a artista lança um tema em português, com música de sua autoria e letra de Pedro da Silva Martins, dos Deolinda, que fará parte do próximo novo longa-duração de Rita Redshoes, a lançar em 2020.

Autor: Câmara Municipal de Castro Marim

Deixe uma resposta