Diversos

Tavira com Bandeira Verde

Tavira foi galardoada, pelo 14.º ano consecutivo, com a Bandeira Verde do Programa ECO XXI da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

Este ano verificou-se uma subida na pontuação atribuída, destacando-se Tavira entre os municípios que melhoraram a atuação, o desempenho e a prossecução de objetivos de sustentabilidade ambiental, conquistando, deste modo, a bandeira, a medalha e o diploma de boas práticas.

Para a obtenção deste resultado contribuíram os vários serviços da autarquia e as escolas, a empresa municipal Taviraverde, as instituições, os clubes e as associações que atuam e colaboram para que Tavira seja, cada vez mais, um município sustentável.

Entre os critérios de ponderação, o concelho destacou-se nas áreas de implementação do Programa Bandeira Azul, Certificação em Sistemas de Gestão da Qualidade, Áreas Classificadas, Qualidade da Água para Consumo Humano e Qualidade dos Serviços de Água Prestados aos Consumidores.

Verificou-se, ainda, uma subida nos seguintes indicadores: Educação Ambiental, Informação aos Munícipes, Emprego, Certificação de Sistemas de Gestão, Gestão e Conservação da Floresta, Agricultura e Desenvolvimento Rural, Turismo Sustentável. 

A avaliação, realizada por um conjunto de pessoas e entidades que integram a Comissão Nacional ECO XXI, incide nas áreas ambiental, social e económica. Os indicadores vão desde a educação ambiental, ao turismo sustentável, passando pela qualidade da água e do ar, pela gestão de resíduos e saneamento, pela mobilidade e ordenamento do território e, ainda, pela participação pública, emprego e informação.

Autor: Câmara Municipal de Tavira

Deixe uma resposta