Diversos

Município de Portimão presta homenagem a centenários no Dia Internacional da Pessoa Idosa

Espectáculo de Fado, arranque do Programa Exercício e Saúde e Exposição de Lavores completam o programa das Comemorações

Amanhã Portimão irá comemorar o  Dia Internacional do Idoso de forma especial com um almoço de homenagem aos centenários que residem no Município, que terá lugar pelas 12h00, na sala de descabeço do Museu de Portimão, um espaço também ele carregado de memórias e evocativo da história de Portimão.

Por esta ocasião serão homenageados pelo Município de Portimão oito homens e mulheres centenários entre as bonitas idades de 100 e 106 anos, com histórias de vida que se cruzam com a própria história e o quotidiano da cidade e das suas freguesias.

A partir das 15h00, no auditório do TEMPO- Teatro Municipal de Portimão a tarde será de Fado para os utentes dos Centro Convivo Aldeia das Sobreiras,  Centro de Convívio Sénior, Centro Comunitário do Pontal, da Cruz da Parteira e da Coca Maravilhas, Santa casa da Misericórdia de Portimão, Santa Casa da Misericórdia de Alvor, Centro de Apoio a Idosos, Centro Paroquial da Mexilhoeira Grande, Lar Esperança, Centro de Convívio do Centro Paroquial da Nossa Senhora do Amparo, com a participação especial do jovem fadista João Leote.

O Dia Internacional da Pessoa Idosa marca também o arranque oficial do Programa Exercício e Saúde do Município que, em ano de Cidade Europeia do Desporto, irá contar com a participação de 300 séniores que semanalmente praticam atividades como a ginástica, caminhadas, jogos e hidroginástica e ao longo do “ano letivo” participam em intercâmbios desportivos e palestras de educação para a saúde.

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa , a partir do dia 3 de outubro será possível apreciar os trabalhos desenvolvidos pelos utentes dos diferentes Centros de Convívio e Centros Comunitários do Município, numa exposição de Lavores que estará patente até dia 30 na Casa Manuel Teixeira Gomes.

Centros de Convívio Sénior e Centros Comunitários nos Bairros Camarários são pontos de encontro e de atividade para os mais idosos

Apostada em proporcionar uma maior qualidade de vida e contribuir para o bem-estar físico e mental da população sénior do município, a autarquia tem vindo a criar  e a dinamizar estruturas específicas de apoio à comunidade sénior do Município, nomeadamente o Centro de Convívio Sénior de Portimão e da Aldeia das Sobreiras,  que dão uma resposta  diária no combate ao isolamento social.

O Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras é frequentado diariamente por 25 seniores que aqui se encontram, almoçam e desenvolvem um programa de ocupação de tempos livres diário/ semanal que inclui informática, lavores, trabalhos manuais,  grupo coral, os tradicionais bailes  e matinés dançantes e outras atividades lúdicas, desportivas e socioculturais, bem como acções de sensibilização e rastreios de tensão arterial.

O dia a dia do Centro de Convívio Sénior de Portimão é marcado pela realização de  atividades regulares semanais como os rastreios de tensão arterial e controlo da glicémia que se realizam todas as terças-feiras, realizados por uma enfermeira voluntária. As aulas de alfabetização e de informática são uma referência para os seus utentes que aqui têm também à disposição sessões de lavores, pintura de tecido e aulas de ginástica, no âmbito do Programa Exercício e Saúde que decorrem, neste caso no Pavilhão Gimnodesportivo.  Outras atividades pontuais, nomeadamente, passeios culturais, visualização de filmes no cinema e caminhadas fazem parte da agenda dos utentes.

Estão aberta ao longo do ano as inscrições para qualquer um dos Centros de Convívio Sénior, bastando para o efeito candidatar-se através do preenchimento de um ficha de caracterização, de carácter confidencial , a preencher no próprio Centro ou entrar em contacto com a Divisão de Ação Social para qualquer esclarecimento adicional, através do telefone 282 470830.

O Centro Comunitário da Coca Maravilhas e da Cruz da Parteira são estruturas de apoio criadas no âmbito do Programa de Gestão Integrada de Bairros Municipais, que a Autarquia preconiza desde 2000 com vista à dinamização do trabalho comunitário, através da promoção de várias atividades lúdicas e sociopedagógicas adequadas às características dos diferentes Bairros e seus moradores, nomeadamente junto da população mais envelhecida.

No Bairro Pontal, a autarquia conta ainda com a colaboração da Associação de Reformados do Pontal e Não Só no desenvolvimento do trabalho comunitário nesse bairro, com especial enfase para a dinamização de atividades culturais, lúdicas e pedagógicas destinadas maioritariamente à população sénior.

Destaque também para as várias instituições locais que, com o apoio camarário, realizam um importante trabalho em prol dos seniores, nomeadamente o Centro de Apoio a Idosos de Portimão, as Santas Casas da Misericórdia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande, o Lar Esperança, a Associação de Reformados do Pontal e Não Só, a Associação Sénior e Autodidata de Portimão, o Centro Paroquial da Mexilhoeira Grande e a Aldeia de S. José de Alcalar.

Autor: Câmara Municipal de Portimão

Deixe uma resposta