Politica

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2019

«Litoralgarve» apresenta os 19 cabeças-de-lista pelo Algarve

São nove os deputados eleitos pelo Círculo Eleitoral de Faro. Nas eleições em 2015, a abstenção chegou aos 48,62 por cento nos 16 concelhos do Algarve. Em 2019, são 376.882 os eleitores. Uma investigação levada a efeito pelo ‘Litoralgarve,’ com contactos junto de partidos e candidatos, permite ao leitor ficar a conhecer quem é quem que se apresenta nestas eleições legislativas a realizar no dia 06 de Outubro de 2019. Ou seja, no próximo domingo.

ABSTENÇÃO EM 2015 ATINGIU 48,62 POR CENTO

Nas eleições legislativas de Outubro de 2015, foram 14 os partidos e forças políticas que concorreram pelo Círculo Eleitoral de Faro. Dos 370.764 eleitores então inscritos, votaram 190.484, o que representou uma afluência às urnas de 51,38 por cento nos 16 concelhos do Algarve. A abstenção atingiu 48,62 por cento, a que corresponderam 180.280 eleitores.

   Da votação há quatro anos, num distrito que elege um total de nove deputados, o PS conseguiu quatro deputados (José Apolinário, atual secretário de Estado das Pescas, António Eusébio, Jamila Madeira e Luís Graça); na altura, a coligação ‘Portugal à Frente’ formada pelo PPD/PSD e CDS/PP, três – José Carlos Barros (independente), Cristóvão Norte (PSD) e Teresa Caeiro (CDS/PP); a CDU constituída pelo PCP e pelo Partido ‘Os Verdes’ e independentes, um – Paulo Sá -; e o Bloco de Esquerda, também um – João Vasconcelos.

CHEGA, R.I.R., ALIANÇA E INICIATIVA LIBERAL SÃO AS NOVIDADES NO ALGARVE

  Nestas eleições que terão lugar no próximo domingo, dia 06 de Outubro de 2019, no Círculo Eleitoral de Faro concorrem 19 partidos e uma coligação, a CDU. Os novos partidos CHEGA, R.I.R., Aliança e Iniciativa Liberal são as novidades no Algarve, onde desta vez PSD e CDS surgem separados. Relativamente a candidatos que encabeçam as listas dos partidos com assento na Assembleia da República, em representação do Círculo Eleitoral de Faro, Jamila Madeira (PS), Tiago Raposo (CDU), Cristóvão Norte (PSD) e João Rebelo (CDS/PP) são ‘caras novas’, enquanto que João Vasconcelos volta a concorrer pelo Bloco de Esquerda.

A ordem dos partidos que consta do boletim de voto no Círculo Eleitoral de Faro (Algarve) é a seguinte:

1º. – Partido Socialista (PS)

       JAMILA MADEIRA, de 44 anos, economista e deputada na

       Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Faro.

       É natural de Alte, freguesia do concelho de Loulé, onde tem residência. Já foi líder nacional da Juventude Socialista e eurodeputada, em Bruxelas.

2º. – CDS – Partido Popular (CDS-PP)

       JOÃO REBELO, de 49 anos, professor universitário e    deputado na Assembleia da República desde 1999 sempre pelo círculo eleitoral de Lisboa. É membro da Assembleia Municipal do Seixal, onde reside, e vogal da Comissão Política Executiva do CDS-PP. Já desempenhou o cargo de secretário-geral do partido.

3º. – Nós, Cidadãos (NC)

        LUÍS BARROSO, de 60 anos, natural de Lagos, onde reside.

É gestor e vereador da Câmara Municipal de Lagos pelo Movimento de cidadãos independentes ‘Lagos Com Futuro’.

4º. – Partido Democrático Republicano (PDR)

        ANABELA DA SILVA RESTOLHO, de 61 anos, advogada, residente em Portimão

5º. – Partido Trabalhista Português (PTP)

        ANA SOFIA GOMES, de 27 anos, estudante de Ciências Biomédicas e Medicina na Universidade do Algarve, em Faro, e residente nesta cidade. É secretária-geral do partido.

6º. – Iniciativa Liberal (IL)

        BRUNO MOURÃO MARTINS, de 41 anos, gestor de empresas de investimento e residente no Algarve. É membro da Comissão Executiva deste partido.

7º. – Partido Nacional Renovador (PNR)

        MADALENA PINTO-COELHO, de 32 anos, natural de Lisboa, licenciada em Direito e funcionária do Deustche Bank. É filha do Presidente do partido.

8º. – Partido Popular Monárquico (PPM)

        RUI CURADO, de 40 anos, motorista, residente em Almancil, no concelho de Loulé

9º. – CHEGA (CH)

        JORGE JESUS, de 45 anos anos, professor do ensino secundário e empresário ligado à área científica e do turismo, residente em Portimão

10º. – Bloco de Esquerda (BE)

          JOÃO VASCONCELOS, de 63 anos, professor de História do ensino secundário e natural de Portimão, onde tem residência. É deputado na Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Faro.

11º. – CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP – Partido Comunista Português, PEV – Partido Ecologista ‘Os Verdes’ e independentes)

          TIAGO RAPOSO, de 35 anos, distribuidor comercial e atual assessor político do executivo da CDU na Câmara Municipal de Silves. Reside neste concelho.

12º. – Pessoas-Animais-Natureza (PAN)

          PAULO BAPTISTA, de 42 anos, angariador imobiliário e residente em Loulé

13º. – Partido da Terra (MPT)

          CARLOS MARCELINO, de 47 anos, engraxador de sapatos e natural de Tavira, onde reside.

14º. – Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP)

          ANTÓNIO TAVARES, de 55 anos, comerciante e residente em Lisboa

15º. – Reagir Incluir Reciclar (R.I.R.)

          CARLOS ALEIXO, de 58 anos, funcionário público, residente em Tunes, no concelho de Silves

16º. – LIVRE (L)

          ANA SOFIA MARCELINO, de 20 anos, natural de Albufeira e estudante universitária. Frequenta a licenciatura de Economia na Universidade do Algarve, em Faro.

17º. – Partido Social Democrata (PPD/PSD)

          CRISTÓVÃO NORTE, de 43 anos, economista e jurista, deputado na Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Faro, de onde é natural e tem residência.

18º. – ALIANÇA (A)

          TELMO MARTINS, de 53 anos, jurista e gestor, residente em Faro e coordenador regional do partido

19º. – Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses

         (PCTP/MRPP)

          CARLOS RIAS, de 63 anos, jornalista reformado. Reside na Ilha da Culatra, na Ria Formosa, numa zona que administrativamente pertence ao concelho de Faro. Antigo jornalista de ‘A Bola’.

Deixe uma resposta