Cultura

A Escola de Lagos ao serviço dos Alunos

Quinta-feira, dia 5, pelas 17 horas, na Biblioteca Dr. Júlio Dantas

Após um mês de férias, os Encontros de 5ª Feira do Grupo dos Amigos de Lagos regressam à Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas, no dia 5, pelas 17 horas, para mais uma reflecção sobre “Viver em Comunidade”, desta vez e por estar a começar novo ano escolar, cerca de “a Escola de Lagos ao serviço dos Alunos”.

Estará a Escola tanto ao serviço dos alunos como deveria e poderia estar? Ou serão, antes, os alunos usados para servir outros objectivos, ficando a sua formação para plano secundário? Serve a autonomia das escolas para usar novos modelos, que libertem os alunos do peso do exagerado e desnecessário das mochilas, os ensinem a memorizar, contar e a interessar-se por aprender, a comportar-se em sociedade, a ser prestáveis e responsáveis? Servirão as várias comissões existentes para mais do que preencher o ego de quem a elas pertence? Quando deixarão os alunos de ser utilizados em acções em que escolas e entidades competentes mostram interessar-se por aquilo que tais acções revelam não as ter preocupado?

O Grupo dos Amigos de Lagos deseja que estas e outras questões comummente apontadas estejam a ser ultrapassadas e pretende contribuir para que novos caminhos sejam indicados e seguidos, com vista a melhor servir os alunos e toda a comunidade. Os responsáveis dos dois agrupamentos escolares e das autarquias lacobrigenses foram convidados a estar presentes, contribuindo com a sua experiência e interesse no enriquecimento do Encontro, que terá a duração de uma hora, com entrada livre.

Autor: GAL

Deixe uma resposta