Cultura

Exposição na Praça Manuel Teixeira Gomes propõe um agradável passeio pela história da Zona Ribeirinha de Portimão

No dia 10 de agosto, pelas 19h00, inaugura na Praça Manuel Teixeira Gomes, a Exposição “Passear pela História da Zona Ribeirinha de Portimão”, organizada pelo “GAMP-Grupo de Amigos do Museu de Portimão”, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia de Portimão, o Museu e o Município de Portimão. A exposição estará patente até ao dia 29 de setembro. portuária de forte intercâmbio comercial, marítimo e industrial, especialmente direcionada para a realidade piscatória, com especial destaque para a descarga do peixe, um dos momento mais aguardados e intensamente vividos no antigo cais, antes da mudança final dessa atividade para as novas instalações na margem esquerda do rio, em 1987.

Esta é já terceira edição de um projeto de exposições de rua, iniciado pelo Grupo de Amigos do Museu de Portimão em 2017, onde, através de painéis metálicos e fotografias de grandes dimensões, a população residente, demais visitantes e turistas, são surpreendidos e confrontados com um inesperado mas agradável momento de encontro, com imagens que marcaram a evolução histórica e social de Portimão e, neste caso, com esta dinâmica área localizada à beira-rio.

“Passear pela História” é uma proposta de exposições que pretende igualmente fortalecer a identidade da comunidade, valorizar a cidade e o Município, enquanto destino cultural e de lazer, proporcionando de forma informal, uma descontraída viagem no tempo, entre memórias e as vivências sociais resultantes de uma geografia atlântica e fluvial, que sempre caracterizou historicamente este Município. 

Autor: Câmara Municipal de Portimão

Deixe uma resposta