Cultura

Marchas Populares para ver em Lagos até amanhã

Arrancou ontem o evento Marchas Populares Lagos 2019, uma iniciativa que, ao longo de três dias, fará desfilar pela Praça do Infante catorze marchas, nove locais e cinco convidadas, mais de quinhentos marchantes e vários artistas musicais.

Ontem apresentaram-se as marchas do Jardim de Infância de Sagres, do CCDTCML – Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Lagos, da Santa Casa da Misericórdia de Lagos – Lar Rainha D. Leonor, da Sociedade Musical de Cascais, do Clube Desportivo de Odiáxere e das Paróquias da Raposeira, Vila do Bispo e Sagres. Seguiu-se a estreia da Marcha de Lagos 2019, da autoria de Armindo Gaspar, com arranjos musicais de Paulo Ribeiro e interpretação de Filipa Sousa, cantora algarvia que venceu em 2012 o Festival RTP da Canção. A animação da noite começou com um momento musical pela fadista Ana Marques, acompanhada por Ricardo Martins (guitarra portuguesa), José Santana (guitarra clássica) e Duarte Costa (baixo) e encerrou com baile animado por Rita Melo.

Esta noite irão desfilar, a partir das 21h45, as marchas da NECI – Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso, da Santa Casa da Misericórdia de Lagos – Lar Filipe Fialho, do Externato Jardim Infantil da Torraltinha e a Marcha da Rua Gago Coutinho – Quarteira. Antes, entre as 20h45 e o início do desfile, sobe ao palco o conhecido e conceituado acordeonista lacobrigense Tino Costa. A Marcha de Lagos será apresentada, uma vez mais, para quem não teve oportunidade de assistir ao primeiro dia desta grande festa popular e, a terminar, haverá baile com Cláudio Rosário.

Para o último dia (sábado, dia 15) estão reservadas as atuações da Marcha do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas de Lagos, do CASLAS – Centro Comunitário Duna, da Bordeira – Faro, de S. João da Praia da Assenta – Torres Vedras (convidada no âmbito da geminação existente entre os Municípios de Lagos e de Torres Vedras) e do Clube Artístico Lacobrigense, instituição centenária, fundada em 1872, cuja atividade muito tem contribuído para a preservação das tradições e festas populares. No sábado a animação estará também a cargo do Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere, cuja atuação antecede o desfile das marchas. O programa encerrará com baile animado por Humberto Silva.

Os comes e bebes completam a animação destes três dias de festa, permitindo conhecer e saborear os petiscos próprios dos arraiais populares.

As Marchas Populares Lagos 2019 são organizadas pelo Município e pela Junta de Freguesia de São Gonçalo, contando com o apoio da Prolagos, associação que dinamiza a participação do comércio local nas tasquinhas, e da ALGAR, uma vez que este também é um Ecoevento, onde a preocupação ambiental está presente.

Autor: Câmara Municipal de Lagos

Deixe uma resposta