Diversos

Junta de Freguesia de Ferragudo inaugura nova sede

Em 2020 Ferragudo vai comemorar 500 anos da sua fundação. No próximo mês de maio’19 completa 20 anos como vila. Uma das prendas pedidas, há anos, já chegou. É uma casa nova para a Junta de freguesia.

Situada na baixa de Ferragudo, a nova sede da Freguesia foi inaugurada na manhã de 6 de março’19, pelo secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torres, pelo presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins, e pelo presidente da Junta Luís Veríssimo. Participaram ainda na inauguração o presidente da Assembleia Municipal Águas da Cruz, o executivo municipal e outras personalidades locais.

A localização privilegiada, a ausência de barreiras arquitetónicas, e a dimensão do espaço,

são as primeiras características que os cidadãos vão apreciar quando se dirigirem às novas instalações da Junta de Freguesia de Ferragudo.

O Presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins, sublinhou na cerimónia de inauguração que faz parte do seu projeto autárquico “dignificar as freguesias do seu concelho e que isso começa pelo espaço”.  As antigas instalações desta Junta tinham problemas de dimensão, de acessibilidades, de qualidade. “Desde 2013, altura em que cheguei à Câmara que procuramos, juntos, a melhor de várias soluções possíveis. Hoje estamos aqui, e este é um dia de festa para Ferragudo e para o concelho de Lagoa” acrescentou.

“Grande parte das pessoas que recorrem à Junta de Ferragudo são pessoas idosas e por isso temos que olhar para a acessibilidade com muita atenção”, alertou o presidente Francisco Martins justificando o investimento do Município no espaço privilegiado que é agora a nova casa da Junta, situado no encontro da Rua Zeca Afonso (nº6) com o Largo do Regato.

245 mil euros foi o valor da aquisição da antiga loja, suportada pelo Município, e que agora integra um serviço de apoio ao cidadão, o balcão dos CTT, a caixa multibanco, no mesmo espaço onde os órgãos autárquicos da Freguesia – a Assembleia e a Junta – desenvolvem as suas atividades e recebem os fregueses de Ferragudo.

Antes do descerramento da lápide afixada junto à porta das novas instalações, o

secretário de Estado, João Torres, destacou o papel do poder autárquico “verdadeiramente transformador” do nosso país nos últimos 45 anos. Agradeceu, reconheceu e incentivou os autarcas a “continuarem a dar sentido, prestígio, e o melhor de si ao poder local, seja na Câmara, na Assembleia Municipal, ou nas Freguesias, este que é muitas vezes o primeiro nível de contacto com os problemas que as pessoas têm no seu dia-a-dia”. Elogiou ainda o nível de colaboração e entendimento entre os vários órgãos autárquicos em Lagoa.

Autor: Câmara Municipal de Lagoa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *