Politica

Deputado do PCP no Parlamento Europeu visita produtores de sal no Algarve

Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu esteve na passada 2ªfeira, 4 de Fevereiro de visita ao sotavento algarvio, numa jornada dedicada à produção de sal. De manhã visitou as empresas Necton e Salexpor em Olhão, tendo de tarde reunido com a Cooperativa Terras de Sal em Castro Marim. 

O sal marinho tem uma importância que vai muito para lá do seu peso económico que, de resto já conheceu melhores dias. Pelo seu lastro histórico e cultural, o sal marinho apresenta um enorme potencial de desenvolvimento que não está a ser devidamente aproveitado pelos responsáveis governamentais. Temos empresas que querem expandir a sua área de produção mas que esbarram com a intransigência dos poderes públicos que não oferecem soluções. Temos por outro lado inúmeras salinas por recuperar ao mesmo tempo que continuamos a importar sal para cobrir as nossas necessidades.

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu foram decisivos para incluir o sal marinho na lista de produtos biológicos do regulamento europeu. Este contributo pode ajudar a construir uma verdadeira estratégia de desenvolvimento do setor assente na defesa e valorização do sal marinho tradicional. Para isso, importa controlar as importações de sal e fiscalizar as práticas de dumping ao nível da grande distribuição. Ao nível da produção, é necessário clarificar e assumir a produção e extração de sal como uma atividade agrícola ao serviço do meio ambiente e da biodiversidade. Finalmente, importa evitar a todo o custo que o sal industrial extraído a partir de minas possa ser considerado como sal biológico como pretendem alguns países do norte da Europa, subvertendo assim toda a lógica da produção biológica.

Autor: PCP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *