Diversos

Jogo de sensibilização para o valor da água

É já a partir de hoje, dia 1 de fevereiro, que está disponível online um novo jogo pedagógico em formato de quiz, lançado pelo Grupo AdP – Águas de Portugal, Águas do Algarve, com o objetivo de fomentar a literacia ambiental e promover a educação e a sensibilização para o valor da água.

Denominado AQUAQUIZ, este novo jogo pedagógico foi concebido para ser jogado por alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico em ambiente de sala de aula, no formato de “Tabuleiro Virtual” acessível no endereço www.aquaquiz.pt.

O quiz é composto por perguntas relativas a diferentes dimensões da água, com dois níveis de dificuldade, abrangendo matérias dos conteúdos programáticos dos dois ciclos de ensino, agrupadas em quatro categorias: Planeta Azul, Aqua Lab, Fábricas de Água e Uso Eficiente.

Para assinalar o lançamento do jogo, entre 1 de fevereiro e 17 de maio de 2019 decorre uma competição nacional que vai premiar alunos, professores e escolas de todo o país.

Além do tabuleiro virtual, que pode ser jogado por grupos de dois a cinco jogadores, o jogo está disponível em aplicação móvel (app) para smartphone (iOS e Android) para ser jogado em formato de “Batalha” entre dois jogadores.

O AQUAQUIZ é gratuito e pode também ser jogado em ambiente familiar ou com amigos, quer no tabuleiro virtual quer no formato batalha.

Financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, o jogo AQUAQUIZ é uma das ferramentas disponibilizadas pelas empresas do Grupo AdP a professores e comunidades educativas com vista a apoiar o desenvolvimento de práticas pedagógicas participativas, criativas e dinâmicas que promovam o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ainda neste contexto, destacam-se algumas das mais recentes ações desenvolvidas pela Águas do Algarve no âmbito do seu programa de educação ambiental, nomeadamente:

  • Projeto água Jovem (Trata-se de um projeto que tem como principal objetivo sensibilizar os jovens de todas as escolas dos 16 municípios da Região do Algarve para o conhecimento e a preservação do património água);
  • Campanha do Dia dos Namorados “Eu, Tu e a Água”. Uma relação de AMOR E RESPEITO. Para a fonte não secar é preciso alimentá-la, tratá-la com carinho e atenção. É assim no amor e deverá ser assim na nossa relação com a água, o nosso bem mais precioso.
  • Uma Torneira da Testa – Resulta de uma parceria, com a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, e tem como público preferencial os mais jovens, tendo a duração de 30 minutos, é um divertido diálogo entre duas personagens, apelando à importância da educação ambiental e do uso consciente da água.
  • Chuta os Plásticos para fora dos Oceanos (Conscientes do papel de cada um na problemática global da disseminação dos plásticos no ambiente, pretendemos contribuir através das ações de educação e sensibilização ambiental, para que o Planeta preserve o bom ambiente e que se mantenha saudável para nós, para os nossos filhos, e para todas as gerações vindouras. Com pequenos gestos, podemos ajudar a diminuir a quantidade de resíduos de plástico que existem nos nossos oceanos, na terra e no ar, reciclando e reutilizando sempre mais.
  • Encontro Internacional Desafios da Água (Tratou-se de um evento desenvolvido pela Águas do Algarve relativo à temática da Água, mais concretamente sobre o seu Ciclo Urbano e os grandes desafios que o sector irá enfrentar nos próximos anos)Autor: Águas do Algarve

Autor: Águas do Algarve

Deixe uma resposta