Sociedade

Portimão adere ao projeto “Operação Montanha Verde 2018”, numa organização do Zoomarine

Esta sexta-feira de manhã, 23 de novembro, data em que se assinala o Dia da Floresta Autóctone, cerca de 500 participantes, entre voluntários, professores e alunos, plantaram 5.000 árvores em dois terrenos no município de Portimão, no âmbito do projeto “Operação Montanha Verde 2018”, levada a efeito pelo Zoomarine.

A partir das 9h00, tiveram início os trabalhos de receção aos participantes, briefing e plantação de 1.260 árvores de pinheiro-manso e cipreste italiano no Ponto de Apoio Naval de Portimão e 3.740 árvores entre sobreiros, medronheiros, plátanos, carvalho, cerquinho e ciprestes junto ao Autódromo Internacional do Algarve.

O Ponto de Apoio Naval de Portimão contou com a participação de 40 marinheiros, da guarnição do navio Corveta António Enes, e 60 alunos e professores da Escola Secundária Poeta António Aleixo (alunos do Curso Profissional de Proteção Civil e Curso Profissional de Salvamento em Meio Aquático).

Junto ao Autódromo Internacional do Algarve, 400 participantes entre voluntários e alunos/professores dos Agrupamentos de Escolas da Bemposta e da Júdice Fialho e (agrupamentos que participam no Programa de cidadania e educação ambientais Eco-Escolas) e da Escola DUAL – Qualificação Profissional.

A ação junto ao Autódromo ficou marcada pela performance musical do “Santuka na Mata Batucada” que proporcionou aos presentes momentos de grande animação e boa disposição.

Em ambos dos locais de plantação foram descerradas placas informativas/comemorativas para assinalar a atividade. No Ponto de Apoio Naval,  além da Presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, e do responsável máximo do Zoomarine, Pedro Lavia, este ato público contou com a presença do responsável pelo Comando da Zona Marítima do Sul, o Capitão-de-fragata Nuno Filipe Cortes Lopes

Este trabalho terá seguimento, uma vez que é expetável que nos próximos 3 anos (2019, 2020 e 2021) se voltem a plantar mais 5.000 árvores/ano noutros locais de Portimão e, nos locais plantados serão repostas árvores, caso haja árvores que não vinguem.

Idealizada e promovida pelo Zoomarine, através da sua filosofia “Together We Protect”, em prol da cidadania pelo Ambiente, a “Operação Montanha Verde”, que teve a sua 1.ª edição em 2016, em paralelo com a “Operação Praia Limpa”, visa a proteção coletiva dos valores naturais da região Algarvia, e em 2018, em parceria com os Municípios e respetivas Câmaras Municipais e Proteção Civil dos concelhos de Portimão, Monchique, Silves e Loulé, visou a plantação de 21 mil árvores, num gesto importante de reflorestação do Algarve.

Com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República, esta iniciativa contou ainda com o apoio da ALGAR (que cedeu graciosamente o composto orgânico intitulado NUTRIVERDE® para a plantação das árvores), ASPAFLOBAL – Associação dos Produtores Florestais do Barlavento Algarvio, Marinha Portuguesa e da Região de Turismo do Algarve.

Autor: Câmara Municipal de Portimão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *