Sociedade

Portimão assinalou o Dia Municipal para a Igualdade de Género e deu mais um passo com vista a um município inclusivo

Funcionários da autarquia, séniores e crianças foram sensibilizados para a temática

Portimão assinalou o Dia Municipal para a Igualdade ontem, dia 24 de outubro, com várias iniciativas sob o mote “Igualdade, Inclusão, Participação” que envolveram não só a comunidade escolar, como a população sénior e os próprios funcionários da autarquia, reafirmando a sua aposta, enquanto um Município participativo, inclusivo, equitativo e coeso que tem como principal prioridade o bem-estar e a defesa dos direitos dos seus cidadãos.

Esta iniciativa de cidadania local inscreveu-se na agenda nacional da CIG Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e assumiu-se como um compromisso coletivo que pretendeu envolver vários públicos em torno desta temática para que “ Junt@s seremos + Igualdade e Desenvolvimento”.

Quinhentos alunos do 4º ano do 1º ciclo das escolas do ensino básico da rede pública foram até ao Grande Auditório do TEMPO- Teatro Municipal de Portimão, onde tiveram a oportunidade de assistir, em duas sessões -de manhã e à tarde, à peça de teatro “ Mariana Num Mundo Igual”, baseada no livro da autoria da atriz Marina Monteiro. Esta peça pretende alertar, a compreender, ultrapassar e a não promover a discriminação, sensibilizando as crianças a adoptar atitudes e comportamentos não discriminatórios e alertando-as para a importância da promoção da Igualdade do Género e de Oportunidades.

Durante a manhã, um conjunto de funcionários da autarquia tiveram também a oportunidade de participar num Workshop sobre Igualdade de Género “ A (des)igualdade de Género na Sociedade – Continuidade e Mudança” , onde puderam adquirir as competências necessárias para que facilmente se tornem também agentes para a mudança dentro da organização municipal.

No Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras e na Sede da Associação de Reformados do Bairro Pontal durante a tarde, foi a vez dos mais idosos ouvirem falar sobre Igualdade de Género através de uma ação de sensibilização sobre esta temática.

No Centro Comunitário da Cruz da Parteira e Centro Comunitário da Coca Maravilhas tiveram ainda lugar Oficinas Temáticas sobre Igualdade de Género, com o objetivo de levar as crianças/jovens a refletir sobre os papéis atribuídos a cada Género e sobre a construção social do género.

Recorde-se que o Município tem em curso o Plano Municipal para a Igualdade de Género (2017-2021), com vista a contribuir ativamente para a promoção da Igualdade de Género consciencializando todos os que aqui vivem ou trabalham para as questões que a temática envolve quanto à linguagem, à parentalidade, aos direitos laborais, ao combate de estereótipos e sobretudo ao respeito de cada um. A implementação passa exatamente pelo desenvolvimento de ações de informação, sensibilização e formação sobre várias temáticas inseridas na defesa dos direitos das mulheres e promoção da igualdade de género que envolvam toda a comunidade.

Autor: Câmara Municipal de Portimão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *