Diversos

Obras no antigo espaço das Urgências do HDP

Atendimento Permanente e Consultas Externas com melhores condições no Hospital de São Camilo

O apego ao que nos marcou, pelos mais variados motivos, ao longo da vida ou parte dela que seja, é algo a que não podemos fugir e, quando menos se espera, lá surgem as memórias, desfilando céleres mas, nem por isso, menos vincadas.
Resultado de imagem para hospital são camilo portimãoConfesso que me aconteceu isso há dois dias, quando visitei as instalações melhoradas, restauradas e adaptadas no Hospital de S. Camilo e que há anos serviram as Urgências do antigo Hospital da Misericórdia e depois Distrital de Portimão, bem como os serviços dos Exames Complementares de Diagnóstico daquelas unidades. A memória saltou-me, num ápice, aos meus tempos do Correio da Manhã e às inúmeras e diversificadas reportagens que ali fiz. No Hospital Distrital de Portimão tinha muitos amigos, das mais variadas funções e serviços e, sobretudo, naquele rés-do-chão, testemunhei e reportei momentos felizes, outros menos e até os trágicos.
Porém, o empenho e desempenho dos profissionais – uma pequena família – eram indesmentíveis. Muitas vezes superando dificuldades e constrangimentos vários. Num espaço relativamente pequeno para as muitas e diversificadas solicitações faziam-se ‘milagres’.
A Santa Casa da Misericórdia de Portimão, proprietária do edifício e sócia maioritária na sociedade que gere o Hospital de S. Camilo, herdeiro do centenário Hospital da Misericórdia, decidiu, e bem, renovar aquela área, criando gabinetes médicos, salas de espera e de apoio. Criando condições aos cada vez maior número de utentes e, ao mesmo tempo, melhorando os locais de trabalho dos médicos, enfermeiros e outros técnicos de saúde.
Poder-se-á dizer que o S. Camilo procura nos bons exemplos do passado reforçar o presente e delinear o futuro.
O Hospital de S. Camilo passa agora a dispor de um espaço onde o Atendimento Permanente, todos os dias das 8H00 às 20H00, é feito de uma forma mais cómoda, reservada e agradável ao doente.
O mesmo se concretiza nas Consultas Externas. De referir que o hospital tem várias valências nas áreas médicas e cirúrgicas e está apetrechado técnica e humanamente para dar resposta às solicitações.

Em resumo: a renovação de toda aquela área, com custos na ordem dos 200 mil euros, vem reforçar a importância da unidade na prestação de cuidados de saúde e revelar-se uma alternativa credível ao serviço público.

Autor: Tony Melo

Deixe uma resposta