Desporto

Instituto Piaget de Silves marcou presença no Campeonato Mundial de Windsurf com profissionais de Fisioterapia e Osteopatia

Entre os dias 15 e 23 de setembro de 2018 foi realizado na Praia da Rocha, Portimão, o Campeonato Mundial de Windsurf nas categorias Raceboard, Formula Windsurfing e Formula Foil; estiveram presentes 29 atletas na classe Raceboard, 32 atletas na classe Formula Windsurf e 37 no Foil, representando cerca de 12 países, sob a organização do Clube Naval de Portimão, em parceria com a C.M. de Portimão.

O Instituto Piaget de Silves foi uma das entidades parceiras que apoiou este grande evento desportivo, com a presença de profissionais de saúde e de estudantes, que prestaram serviços de Fisioterapia e Osteopatia aos atletas.

As lesões mais comuns na prática do windsurf são as tensões musculares e tendinites, resultantes de esforços repetitivos e de longa duração, associados à elevada exigência física e fatores ambientais envolvidos. Os locais mais frequentes de lesões envolvem os membros inferiores (joelho, tornozelo e pé) e a coluna lombar, no entanto os membros superiores (ombro e cotovelo) também apresentam um número elevado de lesões durante a prática desta modalidade.

É muito importante elaborar estratégias de prevenção de lesões durante o treino fora de água. Um treino específico para estes atletas deve incluir as valências de força, resistência e flexibilidade muscular e períodos de aquecimento e retorno a calma adequados. A presença de um fisioterapeuta no local de competição é muito importante para preparar melhor estes atletas, através da aplicação de técnicas de alongamento, mobilização de tecidos moles, tração vertebral e relaxamento muscular.

Durante o evento, deu-se início à recolha de dados para a realização de um estudo científico, que tem como objetivo determinar a prevalência de lesões nesta modalidade, assim como os locais anatómicos, os tipos de lesões e os mecanismos de lesões mais frequentes e os fatores associados a estas lesões. Este estudo é da responsabilidade da Investigadora Beatriz Minghelli, docente no Instituto Piaget de Silves.

Autor: Escola Superior de Saúde Jean Piaget- Campus Académico Silves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *