Cultura

Pão quente nas Fontes de Estômbar e caminhada dos Promontórios marcam Jornadas Europeias do Património em Lagoa

Lagoa é um dos 83 municípios de país que acolhem as Jornadas Europeias do Património (JEP), que se realizam entre os dias 28 e 30 de setembro. A Câmara Municipal de Lagoa organizará, em parceria Direção Geral do Património Cultural (DGPC), e com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República, duas iniciativas, nas Fontes de Estômbar, com a oficina Os Dias do Moleiro, e nas escarpas de Ferragudo, À Descoberta do Caminho dos Promontórios e Torre da Lapa, a 28 e 29 deste mês!

Dando corpo ao tema Partilhar Memórias, a oficina Os Dias do Moleiro, que terão lugar no Moinho de Maré do Sítio das Fontes – Parque Municipal, no próximo dia 28, permitirá aos participantes um diálogo intergeracional de troca de vivências e saberes que terminará com a evocação da recordação dos sentidos através da degustação de pão quente saído do forno…

Esta “janela do passado” proporcionará a abertura de uma comporta do moinho, a “sétia”, deixando entrar a água que coloca em rotação vertiginosa uma peça essencial: a mó do único moinho de maré recuperado e em funcionamento no Rio Arade. Os participantes tomarão por isso contacto com velhas tecnologias, rituais, e até sabores e texturas que fizeram parte de um passado recente. Para tal, terão apenas que fazer-se acompanhar de uma peça de vestuário da época.

Enquanto parte do grupo der vida à geração de moleiros com a produção de farinha no interior do moinho, outra parte participará num pequeno trilho de descoberta das Fontes. Depois de cozido o pão no forno será preparada uma refeição tradicional.

A atividade realiza-se entre as 10h30 e as 12h30, é gratuita, e destina-se ao público infantil e sénior. Entre outros curiosos, estarão presentes a Associação de idosos Bisa e Companhia e os alunos do 1º Ciclo da Escola Básica de Estômbar.

No sábado, dia 29, a iniciativa À Descoberta do Caminho dos Promontórios e Torre da Lapa, em Ferragudo, levará o visitante pelas arribas recortadas do concelho, entre a Praia do Molhe e a Torre da Lapa (em classificação como Monumento de Interesse Público), numa viagem entre a história natural e a história humana do património local.

A atividade terá início pelas 9h00, com partida em autocarro do Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, e posterior percurso a pé entre a Torre da Lapa – Ponta do Altar e o Estacionamento da Praia do Molhe, integrado no “Caminho dos Promontórios”. A meio do percurso os participantes poderão ficar a conhecer dados curiosos sobre as geoformas e história natural encontrada através de paragens interpretativas em pontos de rara beleza, como a Ponta do Altar/Leixão das Gaivotas.

As Jornadas Europeias do Património realizam-se no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, que reúnem mais de 1200 iniciativas programadas e que fazem de Portugal um dos três países com maior adesão a esta iniciativa, a par da Alemanha e da Irlanda.

Autor: Câmara Municipal de Lagoa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *