Cultura

ALBUFEIRA RECORDA A I GRANDE GUERRA COM EXPOSIÇÕES E TESTEMUNHOS LOCAIS

O mês de outubro em Albufeira promete chamar a atenção de todos aqueles que têm interesse nos temas alusivos à I Grande Guerra. O Espaço Multiusos acolhe duas exposições: “A marchar para as trincheiras – relembrar 1914-1918”, sobre a participação de Albufeira e o Algarve naquele episódio da História e “De lágrimas e de lama – 14-18 nos olhos de um soldado” e é da responsabilidade da associação luso-francesa, Cívica. Esta última, ocupa 100 m2 e apresenta fotografias em 3D..

A partir do próximo dia 4 e até 31 de outubro, o Espaço Multiusos de Albufeira acolhe duas exposições: uma intitula-se “De lágrimas e de lama – 14-18 nos olhos de um soldado” e é da responsabilidade da associação Cívica, dirigida por Paulo Marques, presidente daquela associação de portugueses em França. A outra exposição é da responsabilidade do Arquivo Histórico de Albufeira e tem por título “A marchar para as trincheiras – relembrar 1914-1918”, a qual demonstra a participação dos albufeirenses na I Grande Guerra. Esta exposição compreende não só os nomes daqueles que andaram na Guerra, como também relatos contados por familiares, a par dos efeitos da Guerra no concelho e no Algarve.

Quanto à exposição com curadoria da Cívica, ocupa 100 m2 e as fotografias são em estereoscopia, uma técnica fotográfica que procura simular a sensação de profundidade espacial que os nossos olhos fazem naturalmente. A sensação de visão tridimensional é uma consequência do cruzamento de duas imagens semelhantes que criam noções de profundidade, distância, posição e tamanho dos objetos.

O que a fotografia estereoscópica faz é captar duas imagens distintas que mostrem o que dois olhos veriam e que depois, ao uni-las através de um visor com lentes prismáticas, formam uma só imagem com esse efeito 3D: “A Terceira Imagem”. Nesta exposição, as fotografias foram tiradas durante a guerra 1914-1918, nas trincheiras, testemunhando das condições dos soldados nas mesmas.

Depois de ter percorrido a Alemanha e a França, a exposição chega a Albufeira e conta com o apoio do comité inter-ministerial Francês “Mission Centenaire”, do Alto Patrocínio da Presidencia da República, do Ministério da Defesa e do Município de Albufeira. No decorrer da exposição serão apresentadas também fotografias contemporâneas do Primeiro Ministro e do Presidente da República em memória das vítimas e dos 100 anos das comemorações do armistício da grande guerra.”

Esta exposição, de entrada livre, pode ser vista de segunda a sexta, das 9h30 às 17h00 (encerra entre as 13h00 e as 14h00) e ao fim de semana entre as 14h00 e as 19h00.

Autor: Câmara Municipal de Albufeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *