Cultura

5.º Encontro Etnográfico Amendoeiras em Flor homenageia Candongueiras

A Associação Cultural Amendoeiras em Flor realiza este sábado, dia 28 de julho, em Altura, o 5º Encontro Etnográfico Amendoeiras em Flor “Tributo ao Povo”, no centro da “Avenida 24 de Julho” – zona central de Altura. Esta é uma mostra cultural de hábitos e costumes musicais e etnográficos de diferentes zonas do país e acontece pelas 21h00, com entrada gratuita.

Este ano, o encontro etnográfico conta com a participação dos seguintes grupos:

  • Grupo Etnográfico Amendoeiras em Flor – Altura – Castro Marim
  • Rancho Folclórico de Belas – Sintra, Estremadura Centro
  • Rancho Folclórico do Centro Social Desportivo e Cultural de Outeiro – Viana do Castelo, Alto Minho.

Nesta, que é a 5ª edição do evento, vão ser destacadas as “Candongueiras”, expressão usada para designar as pessoas que se dedicavam ao contrabando. Este tema foi escolhido para relembrar o seu papel social na época em que Portugal vivia na ditadura salazarista e os nossos antepassados contrabandeavam, pelo Rio Guadiana, café, amêndoa, farinha, ovos, grão, feijão, açúcar, entre outros bens de subsistência.

A Associação Cultural Amendoeiras em Flor é uma associação sem fins lucrativos, que surgiu no seio de um grupo de amigos, com objetivos comuns ao desenvolvimento de atividades e promoções da cultura presentes neste município, e nesta região.

Esta iniciativa conta com a colaboração da Câmara Municipal de Castro Marim, com o apoio da junta de Freguesia de Altura, Federação do Folclore Português, Direção Regional de Cultura do Algarve, Fundação Inatel, bem como o apoio de muitos comerciantes locais.

Autor: Câmara municipal de Castro Marim

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *