Cultura

Dead Combo musicam filme mudo no farol de Vila Real de Santo António

O farol de Vila Real de Santo António recebe, no próximo dia 30 de maio, quarta-feira, às 21h30, a projeção do filme «Os Faroleiros», de Maurice Mariaud (1922).

A iniciativa é inédita e conta com a participação especial dos Dead Combo, que irão musicar o filme ao vivo e apresentar alguns temas do seu mais recente álbum, «Odeon Hotel».

Através desta fusão, a banda irá conferir a sua inconfundível sonoridade a uma das mais importantes películas realizadas no nosso país, na época do cinema mudo, e que estava considerada desaparecida até à descoberta de uma cópia nos anos 90.

Neste filme de 1922, um drama-documentário de que o realizador também foi argumentista e intérprete, Mariaud aborda uma história de um triângulo amoroso numa comunidade de pescadores, cujo conflito culmina num farol isolado do litoral.

Filme a um tempo romântico e nostálgico, a projeção de «Os Faroleiros» (ou, mais propriamente, O Faroleiro da Torre de Bugio) é também uma homenagem ao imponente farol de VRSA, que vem cuidando e dirigindo as embarcações de Portugal e Espanha desde 1923.

A sessão marca o encerramento do ciclo Vídeo Lucem, que tem levado um conjunto de filmes a igrejas e outros sítios menos habituais, e está integrada no programa cultural Algarve 365.

A abertura da sessão caberá às Moçoilas, que renascem da necessidade de divulgar e afirmar o canto do Algarve, repegando muitos dos antigos temas e enriquecendo-os com a sua energia própria, modificando uns, apropriando-se de outros e preparando caminho para novas canções.

Trazendo a alma da Serra (e da terra) e de muitos outros temas inspirados aí, nos seus tons, nos seus sons e cheiros, estas três mulheres soltam esse canto com harmonias doces, duras e simples.

Sobre o Video Lucem

A iniciativa Video Lucem, cujo nome em latim significa Vejo a Luz, foi criada no ano passado pelo Cineclube de Faro, com o apoio da Diocese do Algarve e do programa 365 Algarve, que dinamiza espetáculos culturais durante a época baixa.

Com início em novembro, o projeto exibiu filmes mudos musicados ao vivo em Faro, Loulé, Alcoutim, Tavira, Ferragudo e Silves.

Sobre os Dead Combo

Os Dead Combo são Tó Trips e Pedro Gonçalves. A dupla nasceu em 2003 na sequência de um convite para comporem Paredes Ambience, canção incluída no disco de homenagem a Carlos Paredes. Os álbuns da banda editados até ao momento têm sido largamente elogiados em Portugal e no estrangeiro, recebendo vários prémios para álbum do ano, desde Lusitânia Playboys (2008), A Bunch of Meninos (2014) ou Cordas de Má Fama (2016).

Em 2017, os Dead Combo continuaram a trajetória extraordinária que têm vindo a desenhar com a consolidação da sua carreira internacional e a sua afirmação como uma das mais interessantes e importantes bandas do novo panorama musical português.

Em Vila Real de Santo António apresentarão músicas do álbum recentemente editado – Odeon Hotel, bem como criações originais para o Video Lucem. A acompanhar Tó Trips e Pedro Gonçalves estarão Alexandre Frazão – bateria e voz, Gui – sopros, mellotron e voz e António Quintino – contrabaixo, guitarras e mellotron.

Autor: Câmara Municipal de VRSA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *