Cultura

DIA DO PESCADOR ASSINALADO POR COMUNIDADE DE QUARTEIRA AO SOM DE JOSÉ MALHOA E ROMANA

A tradição piscatória da cidade de Quarteira é assinalada de 31 de maio a 3 de junho, na Praça do Mar, com mais uma edição dos “Petiscos do Pescador”, no âmbito da celebração do Dia do Pescador.

Esta comunidade com uma forte ligação ao mar envolve-se fortemente nesta organização, que conta como parceiros com a APROMAR – – Associação de Armadores e Pescadores de Quarteira, Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira, para levar por diante uma iniciativa que pretende dar a conhecer alguns dos seus petiscos mais emblemáticos mas também uma tradição artesanal desta terra: a levada ou lavada. Não irá faltar igualmente animação musical.

Durantes estes dias, várias tasquinhas com petiscos elaborados por famílias de pescadores de Quarteira serão ponto de passagem obrigatória para quem quiser apreciar a mais tradicional gastronomia algarvia com sabores do mar, com o peixe, o marisco e os molúsculos como protagonistas das ementas.

No dia 31 de maio, a partir das 21h30, a noite é animada pela banda de tributo aos Guns and Roses, os Slash n’ Roses. Já no 1 de junho, pelas 21h00, a artista Romana sobe ao palco, seguindo-se um baile com Fábio Lagarto.

Um dos pontos altos do programa é a realização da tradicional lavada ou arte de arrastar para terra, pelas 18h00, na Praia de Quarteira. Neste quadro ímpar e típico desta antiga vila piscatória, a população é convidada a participar no “puxar a rede” para terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado. Este é um momento singular no programa comemorativo do Dia do Pescador e que atrai um numeroso público ao areal desta praia.

Isa de Brito e Helder Coelho, acompanhados por Ricardo Martins e Cláudio Sousa, levam à Praça do Mar levam o Fado, a partir das 20h00. Segue-se, às 21h30, a atuação de alguns projetos musicais da cidade: Accoustic City, Sons of the City e The Siblings&The Last Minute Band.

No encerramento destes “Petiscos do Pescador” vai atuar, pelas 21h30, o artista de música popular José Malhoa. Refira-se que, diariamente, às 18h00, a animar o recinto vai estar também o duo Nuno e Nestor.

A entrada é livre.

Autor: Câmara Municipal de Loulé

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *