Cultura

IV ENCONTRO MULTICULTURAL JUNTA EMBAIXADORES E CÔNSULES DE VÁRIOS PAÍSES

Cônsules e Embaixadores de Angola, Ucrânia, Guiné Bissau, Nepal e Instituto Confúcio vão estar em Albufeira para celebrar as trocas culturais entre os seus patrícios e os portugueses. Trata-se do IV Encontro Multicultural, onde uma parte do mundo vai caber num jardim, através das artes, da gastronomia e de muito convívio. Será no Jardim da Rotunda dos Descobrimentos e vai encerrar com a banda Ben & The Pirates.  

A edição deste ano do Encontro Multicultural de Albufeira, promete ficar na memória. A realidade da migração neste Município tem vindo a mudar, estando no momento representada por um maior número de comunidades, nomeadamente provenientes da Ásia, como o Nepal e a Índia. Neste momento, as comunidades mais significativas no conselho são a brasileira, a indiana, a ucraniana e a nepalesa, seguidas por outras provenientes dos mais variados cantos do mundo. Assim, estão confirmadas as presenças da Vice – cônsul de Angola, Irene Paixão, que se fará acompanhar pelo Grupo Kuanza, da Diretora do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro, a Professora Zhiyan Guo e oito professores do IC-UA (Diogo Henriques, Sofia Nogueira, Matilde Bernardo, Song Bowen, Yang Xiuping, Guo Mo, Super e Yujun Yang). Confirmadas ainda as presenças da Embaixadora da Ucrânia, Inna Ohnivets e o Embaixador Hélder Vaz Lopes, da República da Guiné-Bissau em Portugal, que se fará acompanhar pelo Ballet Nacional da Guiné-Bissau, “Esta é a nossa Pátria Amada”. Ao que tudo indica, também presente estará o cônsul do Nepal, Makar Hamal e do secretário Mohan Thapa.

Do programa consta, na sexta-feira, dia 25, a partir das 16h30, a abertura do recinto e dos espaços das Embaixadas e será iniciado o Workshop de caligrafia chinesa, a pintura colectiva no Mural Multicultural, uma demonstração de tapeçaria da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, uma exposição de trabalhos manuais da C.A.S.A. (Centro de Apoio aos Sem Abrigo) e ainda começará uma acção de “Rangoli”, ou seja, desenho no chão, a cargo da Associação Associação de Nepaleses Residentes no Algarvede Nepaleses residentes no Algarve. A partir desta hora e até às 18h00 haverá também atuações das escolas e Brincadeira com dinâmica de grupo pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missão Transcultural-Brasil (IADMT). As escolas de Albufeira que participam neste Encontro Multicultural são as dos Agrupamentos de Escolas de Albufeira Poente, de Ferreiras e de Albufeira, assim como as crianças dos ATL’s do Município. Um dos momentos mais especiais é precisamente às 18h00, altura em que terá lugar um Desfile dos trajes tradicionais de cada país, ao som do repetivo Hino do País e com a presença dos representantes de Embaixadas e Consulados, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Carlos Martins Rolo.

Às 19h00 actua o Grupo Kuanza e de seguida o Ballet Nacional da Guiné-Bissau.Ainda às 18h00, o Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro promove um Workshop de artes marciais e meia hora depois será feita a Abertura Oficial com música do mundo a cargo de DJ’s da AANGA – Associação de Angolanos e Amigos de Angola. Para as 19h45 está marcada a hora de se ouvir canções pelos reverendos Ruslan e Iván”, da Associação Alegria de Leste (AAL), ao que se seguirá Dança típica Nepalesa, música pelo IADMT, Dança Indiana, pela Associação de Indianos Gurdwara, canções nepalesas, demonstração de espadas indianas e depois das 21h15, actuam da Associação Alegria de Leste as jovens cantoras Carolina Dunets, Roxolana e Tatiana. Regressará a dança do Nepal e de seguida, o dueto Górlitsa (Maria e Volodia) da AAL.

No sábado, volta a haver diversas demonstrações culturais pelas associações já referidas e o Encontro vai terminar com um concerto pela banda Ben & The Pirates, a partir das 21h30. Alegria no convívio entre várias nacionalidades será a tónica deste encontro, que vai já na sua 4ª edição.

Autor: Câmara Municipal de Albufeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *